Museu da TV, Rádio & Cinema


VICTOR BERBARA


Victor Berbara nasceu no Rio de Janeiro, em 18 de junho de 1928.

Victor formou-se em psicologia pela Columbia University, de Nova York, em 1949. Daí foi ser chefe do Departamento de Rádio da Agência McCann Ericson, empresa americana, na sede do Brasil. Começou então a colaborar com vários programas da Rádio Nacional, que tinha a direção geral de Vitor Costa. Esses programas foram: “Honra Ao Mérito”; “Um Milhão de Melodias” e “Rádio Almanaque Kolinos”.

Em 1950, Berbara transferiu-se para a Standard Propaganda, como chefe do Departamento de Rádio e de Cinema. Nessa ocasião foi inaugurada a televisão no Brasil e ele dirigiu o primeiro programa televisivo da TV Tupi, ainda na sua fase experimental, quando apresentou-se o frei José Mojica, que era religioso e cantava músicas românticas. A gravação foi feita na sede dos Diários Associados, na rua Sete de Abril, centro de São Paulo. Isso aconteceu no dia 3 de abril de 1950.

Em 1952, Victor Berbara formou-se em Direito, pela UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro, e dois anos depois concluiu o curso de mestrado de direito, na mesma universidade.

Em 1953, dirigiu o primeiro programa semanal da TVRecord, “Repto aos Universitários“, em 1956, fundou a agência Century Publicidade.

Em 1958, fundou a companhia de teatro Studio A, que no ano seguinte montou a peça”Society em Baby-Doll“. A partir de então dirigiu mais de 100 peças no Brasil, Espanha, Argentina e México. Nesse mesmo ano lançou o humorista Chico Anysio, no programa de televisão “Aí Vem Dona Isaura”.

Em 1960, fundou a Net Work Distribuidora de filmes.,representante da produtora norte-americana ABC Films, e dois anos depois encerrou sua participação na Rádio Nacional. e encenou a peça “My Fair Lady”, que ficou cinco anos em cartaz, em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Ele foi presidente da Associação Brasileira dePropaganda, de 1965 a 1967. Nessa época dirigiu a TV Tupi-Rio.

Associou-se à canais de televisão por assinatura em todo o mundo, através da empresa VTI NetWork. E desde 1983, ficou sendo distribuidor exclusivo da Paramount Pictures, integrante do grupo norte-americano Viacom. Em 1987. a empresa criou os estúdios VTI-Rio, em pós-produção para publicidade, cinema e dublagem. Entre outros sucessos. o Grupo NetWork distribuiu series, como “Fugitivo”, “Ben Casey”; ” As Panteras”; “Ilha da Fantasia”; “MacGyver” e “Sex And The City”.

Em 2008, a Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial de São Paulo, lançou biografia sobre Victor Berbara, escrita por Tânia Carvalho.

Victor Berbara faleceu em 07 de março de 2021, aos 91 anos, no Rio de Janeiro.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação
 

Siga-nos nas Redes Sociais