PRÓ-TV


VICTOR BERBARA


Victor Berbara nasceu no Rio de Janeiro, em 18 de junho de1928. Ele é filho do comerciante Felix Berbara e da modelo da Casa Canadá,Aída Costa Berbara. Victor formou-se em psicologia pela Columbia University, deNova York, em 1949. Daí foi ser chefe do Departamento de Rádio daAgência McCann Erickson, empresa americana, na sede do Brasil. Começouentão a colaborar com vários programas da Rádio Nacional, que tinha adireção geral de Vitor Costa. Esses programas foram: “Honra AoMérito”; “Um Milhão de Melodias”; “Rádio AlmanaqueKolinos”. Todos de muita fama, à época.

Em 1950, Berbara transferiu-se para a Standard Propaganda,como chefe do Departamento de Rádio e de Cinema. Nessa ocasião foiinaugurada a televisão no Brasil e ele dirigiu o primeiro programa televisivoda TV Tupi, ainda na sua fase experimental, quando apresentou-se o frei JoséMojica, que ainda que religioso, cantava músicas românticas. A gravação foifeita na sede dos Diários Associados, na rua Sete de Abril, centro deSão Paulo. Isso aconteceu no dia 3 de abril de 1950.

Em 1952, Victor Berbara formou-se em Direito, pelaUFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro Em 1954, concluiu o curso demestrado de direito, na mesma universidade.

Em 1953, dirigiu o primeiro programa semanal da TVRecord, “Repto aos Universitários”.

Em 1956, fundou a agência:Century Publicidade, econquistou clientes importantes, como : Toddy, Piraquê, Casas José Silva,Lojas Cássio Muniz, CigaGeigy e outros.

Em 1958 fundou a companhia de teatro Studio A, queno ano seguinte montou a peça”Society em Baby-Doll”. A partir deentão dirigiu mais de 100 peças no Brasil, Espanha, Argentina, México. Nessemesmo ano lançou o humorista Chico Anysio, no programa de televisão”AíVem Dona Isaura”.

Em 1960 fundou a Net Work Distribuidora de filmes.,representante da produtora norte-americana ABC Films.

Em 1962 encerrou sua participação naRádio Nacional. e encenou a peça:”MY Fair Lady”, que ficou cincoanos em cartaz, em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Ele foi presidente da Associação Brasileira dePropaganda, de 65 a 67. Nessa época dirigiu a TV Tupi-Rio.

Associou-se à canais de televisão por assinaturaem todo o mundo, através da empresa VTI NetWork. E desde 83, ficousendo distribuidor exclusivo da Paramount Pictures, integrante do grupo norte-americano Viacom. Em 1987. a empresa criou os estúdios VTI-Rio, empós-produção para publicidade, cinema e dublagem, que hoje estão em filmes,séries e desenhos animados.Entre outros sucessos. o Grupo NetWork distribuiuseries, como :”Fugitivo”, “Ben Casey”; ” AsPanteras”; “Ilha da Fantasia”;
MacGyver”,Sex And The City”. e muitos outros, como atrilogia:”Indiana Jones”;”Ghost”; “Arquivo X”;”Os Simpsons”;”O Resgate do Soldado Ryan”,etc.

Em 2008, a Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial deSão Paul, lançou biografia sobre Victor Berbara, escrita por Tânia Carvalho.Por tudo o que sempre fez, Victor Berbara é conhecido sob o codinome de:”OHOMEM DAS MIL FACES..

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais