MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


VIANA JÚNIOR


Sérgio Von Putkammer, mais conhecido apenas como Viana Junior, nasceu em São Paulo, em 10 de junho de 1941.

No começo da década de 60, Viana Junior iniciou sua carreira em Cinema, fazendo “Tristeza do Jeca”, ao lado de Amácio Mazzaroppi. Em 1963, mais uma vez com o comediante, ele atuou no filme “Casinha Pequenina”, voltando depois ao Cinema apenas em 1977, em “A Árvore dos Sexos”. No mesmo ano participou de “Nem As Enfermeiras Escapam“.

Em Televisão, em 1963, Viana Junior trabalhou na TV Record, fazendo o programa “Sete Belo Show“. De 1965 a 1967, também na Record, fez “Mãos ao Ar” e também atuou na novela humorística “Quatro Homens Juntos”.

Em 1968, entrou no programa de Manoel da Nóbrega, “A Praça da Alegria”, onde permaneceu até 1970. Quando o programa foi para a TV Globo, em 1977, ele estava lá e criou o personagem Apolonio que contracenava com a velha surda, interpetada por Rony Rios.

Quando Carlos Alberto de Nóbrega assumiu a apresentação do programa que tinha sido por tantos anos do pai, Viana Junior o acompanhou e ficou muito anos atuando no humorístico do SBT, “A Praça é Nossa”.

Viana Júnior foi acometido de ataxia cerebelar, doença que faz com que o doente não tenha controle sobre os movimentos musculares e passou a usar cadeira de rodas. Ele faleceu em 07 de junho de 2010, na cidade de Itanhaém, no litoral paulista, aos 68 anos de idade, de falência múltipla dos órgãos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação