MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SIDNEIA ROSSI


Sidneia Câmara Rossi nasceu em 28 de outubro de 1916, em São Paulo.

No programa infantil  “Sitio do Pica Pau Amarelo”, clássico de Monteiro Lobato, produzido na TV Tupi paulistana por Julio Gouveia e Tatiana Belinky, fez sucesso como a Dona Benta, entre 1952 e 1953, atuando ao lado da atriz Lucia Lambertini, a boneca Emília.

No Teatro  foi a fundadora do Teatro do Povo, em 1955 e fez o clássico de Garcia Lorca, “A Casa de Bernarda Alba”, com direção de Flaminio Bollini Cerri, onde atuou com a diva Maria Della Costa, em uma produção de Sandro Polloni, que fez carreira no Teatro Maria Della Costa, em São Paulo.

Sempre atuou muito no Teatro e esteve em grandes montagens como “O Gato de Botas”;”A Alma Boa de Setsuan”; “O Soldado Tanaka”; “Morte e Vida Severina” e “Tia Mame”.

No Cinema, atuou em dois clássicos da Companhia Cinematográfica  Vera Cruz, que foram “Candinho” com Mazzaropi e “Floradas na Serra” com Cacilda Becker e Jardel Filho, ambos em  1954.  Esteve também em “As Mulheres Sempre Querem Mais” de 1974 e “O Sexo Mora ao Lado” de 1975.

Na TV Excelsior fez vários teleteatros na década de 1960 e também atuou na novela “Os Apóstolos de Judas”, na  Rede Tupi de Televisão,  em 1976, escrita e dirigida por Geraldo Vietri.

Sidneia Rossi faleceu em São Paulo, em outubro de 1991.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação