Museu da TV, Rádio & Cinema


SANDRA DE SÁ


Sandra Cristina Frederico de Sá é o nome inteiro de Sandra de Sá. Ela nasceu no Rio de Janeiro, em 27 de agosto de 1955. Ela é carioca e sempre viveu no bairro de Pilares, no subúrbio. O pai era baterista e já desde mocinha, ela ia às rodas de “soul músic”,organizadas pelo Movimento Black Rio, de Pilares. Ela chegou a ganhar prêmios como bailarina.

Em 1977, entrou para a faculdade de Psicologia, mas abandonou em 80, antes de terminar o curso, quando começou a cantar e a compor. Foi quando compôs:”Morenando”, que foi gravada por Leci Brandão.Seu grande sucesso veio no Festival MPB-80, da Rede Globo, em 1980.Ela classificou a música:” Demônio Colorido”, entre as dez finalistas. Depois disso , lançou várias outras músicas. Cantava músicas próprias e alheias, sendo que vários compositores e interpretes importantes foram se incorporando à ela, que criou a expressão: Música Preta Brasileira. E ela dizia:” Não há música nossa que não contenha um toque de tambor e de brasilidade. È um trabalho com a cara do Brasil miscigenado”.

Em 1980, Sandra de Sá gravou: “Demônio Colorido”. Em 82: ” Sandra Sá”. Em 83: “Vale Tudo”. Em 90: “Sandra”. Em 91:” Lucky”. Em 93, o CD:” D`Sá”. Em 95: ” Olhos Coloridos”, CD. Em 96: “A Lua Sabe Quem Eu Sou”, CD. Em 98: ” Eu Sempre Fui Sincero, Você Sabe Muito Bem “, CD. Em 2002: ” Pare, Olhe, Escute”- CD. Em 2002: ” Os Melhores do Ano III”, CD. Em 2002 ainda:” Um Barzinho e Um Violão”. C D. Em 2004: “Música Preta Brasileira”. E em 2010, “AfricaNatividade”.

Sandra de Sá no começo de sua carreira usada apenas o nome Sandra Sá, com o qual gravou alguns discos. Depois acrescentou o ” De Sá”. Ela teve um filho, de nome Jorge, que nasceu em 1987. Ele jogou basquete nos Estados Unidos. Depois entrou na carreira artística no Brasil. Fez a novela: “Malhação”, na Rede Globo e também, na mesma emissora, a novela: ” Páginas da Vida”

Sandra de Sá também foi atriz, tendo participado da série: “Antônia”, da Rede Globo. Em 2006, ela participou de vários shows internacionais, na Alemanha e outros países. Ela é uma grande cantora e alguns a chamam: “Tim Maia de Saias”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Grupo Observatório
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
 

Siga-nos nas Redes Sociais