PRÓ-TV


PAULO PONTES


O nome completo de Paulo Pontes, dramaturgo , é Vicente de Paula Holanda Pontes. Ele nasceu em Campina Grande, cidade da Paraíba, em de 8 de novembro de1940.

Seu começo profissional foi como radialista. Era produtor artístico de programas radiofônicos, para a Rádio Tabajara, na sua cidade. Depois passou a trabalhar , como colaborador, no jornal: ” A União”, na capital do estado. Foi ainda ator e autor. Começou no Teatro do Estudante, participando da peça ” Os Inimigos Não Mandam Flores”, de Pedro Bloch.

Foi depois morar no Rio de Janeiro, cidade maior e melhor, para a sua profissão. Ainda em rádio, colocou-se como autor de um programa humorístico, que tinha grandes atores, como Haroldo Costa. Depois, ao lado de escritores famosos, como Oduvaldo Vianna Filho , Ferreira Gullar, e Armando Costa, ajudou na fundação do Grupo Opinião.Escreve então o texto de estréia, para o show: ” Opinião”, em 1964.

Em 1969, Paulo ingressa na televisão. É na emissora TV Tupi, do Rio de Janeiro. Em 1970, escreve o texto do importante show: ” Brasileiro, Profissão Esperança”, interpretado por Paulo Gracindo e a famosa cantora Clara Nunes. Em 1971, já conhecido, escreve o texto de: ” Um Edifício Chamado 200″, protagonizado por Milton Moraes, que começou no Rio, mas caminhou por todo o país. Em São Paulo o ator principal foi Juca de Oliveira.

Paulo Pontes, todos dizem, revolucionou e revitalizou a comédia de costumes carioca.

Em 1972, ele escreve a peça: ” Check-Up”, que teve a direção de Cecil Thiré. No ano seguinte, com direção de Flávio Rangel. e com o ator Jorge Dória, no papel principal, ele lança: ” Dr Fausto da Silva”.

Agora, já na Rede Globo de Televisão, Paulo Pontes lança o programa: ” A Grande Família”, cujo texto é seu. A aceitação é total. Em 77, em parceria com Chico Buarque, lança a peça: ” Gota D’Agúa”, e ganha o prêmio ” Molière” como Melhor Autor.

Tido como um dos homens mais inteligentes e cultos de todo o país, Paulo Pontes era autodidata. Ele viveu durante oito anos com a atriz Bibi Ferreira, que protagonizou: ” Gota D’Água”. E ela estava ao seu lado, quando, vitimado por um câncer no estômago, veio a falecer. Ele estava com apenas 37 anos de idade. Faleceu no Rio de Janeiro, em 27 de dezembro de 1976.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais