PRÓ-TV


NIZA DE CASTRO TANK


Niza de Castro Tank nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Limeira, em 10 de março de 1931. Ela é filha de Arthur Jorge Tank e Nicolina Ferreira de Castro.

Niza iniciou seus estudos na cidade de Campinas. Depois já firmou um contrato com a Rádio Gazeta, de São Paulo, onde ficou por cinco anos. Desde 1957, a cantora participa de óperas, tanto no Brasil, como em países do exterior. Fez turnês internacionais em: Montevidéu, Moscou, Berlim, Nápoles, Palermo, Tel Aviv, Jerusalém, Madri, Caracas e outras cidades.

A cantora fez as óperas: Rigoletto, Il Barbieri de Seviglia, Lucia de Lammermoor, Lá Bohème, O Guaran, Lo Schiavo, La Traviatta, Il Matrimonio Segreto, Lakmé, Don Pasquale,L’Elisir D’Amore, La Sonanambula, A Flauta Mágica, A Noite do Castelo, e foi a solista em:Missa em Dó, de Ravel,O Cristo no Monte das Oliveiras, de Beethoven,O Messias, de Handel, a Nona Sinfonia, de Beethoven, Rei David, de Honneger, Missa em Si Menor, de Bach, Salve Regina, de Shubert.

Em 1986, Niza de Castro Tank gravou dois álbuns de canções de Antônio Carlos Gomes. Em 1996, gravou um CD de músicas natalinas. Em 2004, com a Orquestra Sinfônica do Municipal de Campinas, gravou : “ Campinas de Todos os Sons”. E em 2005: “ A Missa de São Sebastião.

Prêmios: A cantora recebeu muitos prêmios, em toda a sua vida. Recebeu todos os Roquette Pinto, da época desse troféu. Recebeu, por cinco anos, o Troféu Fumagalli. Recebeu o Troféu Cacique,O Troféu Bandeirantes,o Troféu Guarany, o Troféu Mulheres que Fazem História, a Medalha de Mérito Científico Professor Dr Walter Radamés Accorsi, o Troféu Mulheres que Fazem a Diferença e vários outros.

Niza de Castro Tank possuiu licenciatura em Educação Artística, pela Puc, Pedagogia, pelo Instituto de Ciências Sociais de Americana, é doutora em Arte, pela UNICAMP. É Titular e Diretora Cultural da Academia Campineira de Letras e Artes e Presidente da Academia campineira de Música. Tem ainda vários outros títulos.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais