Museu da TV, Rádio & Cinema


NÉLIA PAULA


O nome verdadeiro de Nélia Paula é Nélia Faria. Ela nas na Argentina, mas ainda era bem pequenina, quando mudou-se com a família para a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

Começou sua vida artística como modelo. Atuou em teatro e em televisão. No teatro atuou principalmente no teatro de revista, o teatro rebolado.

No teatro rebolado fez muito sucesso, pois era dona de belas pernas. Trabalhou nas companhias de Carlos Machado, de Walter Pinto e fez dupla com Renata Fronzi, em muitos espetáculos. Trabalhou também no Teatro Jardel, em Copacabana.

Depois Nélia Paula passou para a televisão. Esteve na Rede Globo por vários anos. Fez novelas e programas humorísticos. Como humorísticos, salientou-se no “ Chico City” e na “ Escolinha do Professor Raimundo”.Nas novelas, fez: “Partido Alto”, “ Guerra dos Sexos”, e “ Roque Santeiro, na Globo. Esse foi seu maior momento, na televisão. Mas esteve também na TV Manchete, onde participou da novela: “ Carmem”.

Em teatro fez as peças: “ Gaiola das Loucas”, “ Mandrágora” e “ Alô Dolly”, com Bibi Ferreira.

Nélia Paula viveu por 50 anos sozinha, num apartamento no bairro de Copacabana, no Rio. Mas depois, sentiu-se insegura e queixava-se de que não tinha trabalho e foi morar no “ Retiro dos Artistas”, em Jacarepaguá, onde morou por quase oito anos.

Falecimento: Nélia Paula foi vítima de ataque cardíaco fulminante, em 08 de setembro de 2002, no Retiro dos Artistas. Estava com 72 anos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Grupo Observatório
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
 

Siga-nos nas Redes Sociais