MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MIRIAM PIRES


Miriam de Souza Pires nasceu no Rio Janeiro, em 20 de abril de 1927.

Menina de olhos bem azuis e tez clara, desde cedo queria ser atriz. Mas foi em 1954 que começou sua carreira artística, na Rádio Mundial, no Rio de Janeiro, como rádioatriz, passando também pela Rádio Mayrink Veiga e pela Rádio Tupi.

Na Televisão ela chegou em 1959,no “Teatro de Câmara” na TV Continental, no Rio de Janeiro. Vem para São Paulo em 1962, contratada da TV Paulista, onde fez várias novelas curtas, sendo a primeira delas, “Nuvem de Fogo“, em 1963. Fez muitas produções da emissora, entre novelas e grandes teleteatros.

Em 1964, ela passou pela TV Tupi onde fez o “TV de Comédia“, mas no ano seguinte já estava no elenco das primeiras novelas da TV Globo, onde atuou em “Ilusões Perdidas”; “Rua da Matriz”;”Um Rosto de Mulher”;”Eu Compro Essa Mulher”; “Anastácia, a Mulher sem Destino”; “A Sombra de Rebeca” e “Rosa Rebelde”.

A partir de 1969, Miriam Pires se tornou uma das principais atrizes da TV Globo, marcando presença e criando tipos inesquecíveis em “Véu de Noiva”; “Irmãos Coragem”; “O Homem que Deve Morrer”; “Bandeira Dois”; “O Bofe”; “Cavalo deAço”; “O Semideus”;”Cuca Legal”;”Senhora”; “Pecado Capital”; “O Casarão”; “Locomotivas”; “Gina”; “Nina”; “A Sucessora”; “Te Contei?”; “Os Gigantes”; “Baila Comigo” e “Final Feliz”.

Em 1983, ela foi para o SBT, onde fez a novela “Anjo Maldito“, e em 1984, na mesma emissora, foi premiada pelo seu papel em “Meus Filhos, Minha Vida“. Voltou para a TV Globo em 1985, para fazer a minissérie ” Tenda dos Milagres” e em 1986 se transferiu para a TV Manchete, onde atuou em quatro novelas: “Dona Beija”; “Tudo ou Nada”; “Carmem” e “Olho por Olho”. Em 1989, fez a minissérie “Capitães de Areia” na TV Manchete.

Nos anos 1990 atuou na TV Manchete na minissérie “Ilha das Bruxas“, e nas novelas “Tocaia Grande”; Xica da Silva” e “Mandacaru”, e na TV Globo esteve nas novelas “Tieta”; “Salomé”; “Pedra Sobre Pedra”; “Sonho Meu”; na minissérie “Memorial de Maria Moura” e ainda nas produções “Uga, Uga”; “Um Anjo Caiu do Céu”; “Desejos de Mulher”; “Kubanacan”; “Mulheres Apaixonadas”; “Chocolate com Pimenta” e “Senhora do Destino”, novela que estava atuando quando faleceu.

Além de seus trabalhos em TV, Miriam Pires fez muito cinema , onde chegou a receber vários prêmios como melhor atriz ou atriz coadjuvante, estreando em 1976, em “Aleluia Gretchen,” de Sylvio Back, a que se seguiram “O Vampiro de Copacabana”; “Essa Mulher é Minha…e dos Amigos”;  o premiado “Chuvas de Verão” ao lado de Jofre Soares; “Bonitinha, Mas Ordinária”; “Gabriela, Cravo e Canela”; ” O Beijo da Mulher Aranha”; “Brasa Adormecida”; “Um Trem para as Estrelas”; “Beijo 2348/72; “Copacabana” e “Quanto Vale , ou é por Quilo?”.

A atriz inicialmente relutou em aceitar o papel em” Chuvas de Verão“, ao lado de Jofre Soares, como aIsaura, porque teria que fazer uma cena de amor , em que ficaria quase nua, já com uma certa idade. Acabou aceitando e a cena foi elogiada e lhe rendeu prêmios de melhor atriz. Foi presença constante no cinema nas décadas de 1970 e 1980.

A atriz adorava gatos e os tinha em quantidade, em seu apartamento no Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo. Por causa deles, foi vítima de toxoplasmose.

Miriam Pires veio a falecer, aos 77 anos de idade, em 7 de setembro de 2004, quando estava gravando a novela “Senhora do Destino”, interpretando a personagem Clementina. A produção, a direção e o elenco da Rede Globo fizeram uma homenagem póstuma a atriz, criando o livro de receita em nome da sua personagem na novela.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação