PRÓ-TV


MIRIAM PIRES


Miriam Pires nasceu noRio Janeiro, em 20 de abril de 1927.

Menina de olhos bem azuis e tezclara, desde cedo queria ser atriz. Mas foi só em 63 , que começou suacarreira artística, em São Paulo, na TV Paulista. Fez várias novelas, sendoa primeira delas:”Nuvem de Fogo”. Gostaram tanto dela, queMiriam participou de cerca de 50 produções da emissora, entre novelas,minisséries, e grandes teatros, pois a Paulista , embora funcionasse em lugarprecário, fazia grandes produções.

E logo também ela passou aser TV Globo, o que fazia com que algumas produções fossemgravadas em São Paulo e veiculadas pelo Rio de Janeiro. São dessaépoca:”Ilusões Perdidas”; “Rua da Matriz”;”Um Rostode Mulher”;”Eu Compro essa Mulher” . Aí já era o ano de 1967, ea Globo havia se instalado. São da TV Globo então esses trabalhos feitos pelaatriz Miriam :”Anastácia, Mulher sem Destino”; “A Sombra deRebeca”; “Rosa Rebelde”;”Véu de Noiva”. 1970, aGlobo já ia caminhando para a liderança. E lá estava Miriam Pires, nasnovelas:” Irmãos Coragem”; “O Homem que Deve Morrer”;”Bandeira Dois”; “O Bofe”; “O Semideus”;”Cuca Legal”;”Senhora”; “Pecado Capital”; “OCasarão” e outras. De 1984 em diante, Miriam fez novelas forada TV Globo. Fez: ‘Meus Filhos, Minha Vida”, no SBT. Fez na TV Manchete:”Dona Beija”; “Tudo ou Nada”; “Corpo Santo”;”Carmem”. “Olho por Olho”. Intercalou com “Tenda dosMilagres”, na TV Globo. Fez ainda: “Capitães de Areia”;”Ilha das Bruxas”;”Locomotivas”;”Salomé”;”Pedra Sobre Pedra”; “Sonho Meu”;”Memorial de Maria Moura”, na Rede Globo. E “Tocaia Grande”;Xica da Silva”; e “Mandacaru”, na TV Manchete. Depois de 2000,fez na Rede Globo;”Uga, Uga”; “Um Anjo caiu do Céu”;”Kubanacan”; “Chocolate com Pimenta”;”Senhora doDestino” Essa foi a última novela de Miriam.

Além de seus trabalhos em televisão, Miriam Pires fez muito cinema ,onde chegou a receber prêmios.
Estreou no cinema em 1976, em “Aleluia Gretchen,” de Sylvio Back. Seguindo-se outros filmes, como;”O Vampiro de Copacabana”; “Essa Mulher éMinha…e dos Amigos”; “Bonitinha, mas Ordinária”;”Gabriela, Cravo e Canela”; “Um Trem para as Estrelas”;”Quanto Vale , ou é Por Quilo?” e o principal deles: “Chuvas deVerão”, em 1978 . Fez ainda:” O Beijo da Mulher-aranha”,em 1984..
A atriz relutou em aceitar o papel em” Chuvas de Verão”, aolado de Jofre Soares, porque teria que fazer uma cena de amor , em que ficaria quase nua, já com uma certa idade. A cena foi elogiada e lhe rendeu prêmios de melhor atriz. Foi considerada uma das mais belas e hilariantes cenas do cinema brasileiro.
No filme “Aleluia Gretchen” fez a mãe de um grupo de alemães nazistas, que vêm para o sul do Brasil para instalar e gerenciar um hotel alemão, que só recebia nazistas fugidos, que conspiravam e faziam reuniões no local. Seu período de presença mais constante no cinema foi nas décadas de70 e 80, sob a direção de cineastas, como Braz Chediak, Bruno Barreto, Hector Babenco e Djalma Limongi Batista.

A atriz adorava gatos e ostinha em quantidade, em seu apartamento no Rio de Janeiro, no bairro deBotafogo. Por causa deles, foi vítima de toxoplasmose. Veio a falecer aos77 anos, em 7 de setembro de 2004. Estava gravando a novela ;”Senhora doDestino”. A produção, direção, elenco e a Rede Globo fizeram uma homenagem póstuma a atriz, criando o livro de receita em nome da personagem. Na festa de lançamento, mostraram em um telão vários momentos da carreira da atriz.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais