MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MAXIMIRA FIGUEIREDO


Maximira Figueiredo nasceu em São Paulo. em 2 de fevereiro de 1939.

Maximira Figueiredo foi uma atriz pioneira, tendo começado sua carreira, em princípios de 1960, na antiga TV Paulista, que depois se tornou TV Globo. Nesse canal, Maximira não só participava de inúmeros teleteatros, como ao lado de colegas, como Márcia Cardeal, Tio Molina e Ayres Campos , apresentava o programa “Sessão Zás Trás”, destinado às crianças, e que era recheado de brincadeiras, com fadas, bichos e castelos.

Em 1967, quando ali trabalhou também Hebe Camargo, Maximira foi chamada para, ao lado dela e de outras colegas, apresentar o famoso programa “O Mundo é das Mulheres”.

Maximira ainda fazia comédia, tendo participado muitas vezes do programa “Miss Campeonato”, ao lado de Borges de Barros e de Rachel Martins.

Em novelas, Maximira Figueiredo começou em 1956, fazendo “Neli“. Em 1959, fez “O Guarani“. Em 1965, “Cadeia de Cristal” e “Marina”. Em 1980, a atriz passou para a TV Bandeirantes e fez “Cavalo Amarelo“, novela de Ivani Ribeiro estrelada por Dercy Gonçalves.

Em 1988, ela participou do elenco da minissérie “Chapadão do Bugre” na TV Bandeirantes, e em 1998, passou para o SBT e esteve em “Fascinação“. Em seguida fez “Pérola Negra” e em 2001, na mesma emissora, “Amor e Ódio”.

Maximira também fez cinema. Esteve nos filmes “O Vendedor de Linguiças”, em 1962; “Lá no Meu Sertão”, no mesmo ano e “Desde o Princípio”, em 2008.

Na profissão, Maximira Figueiredo esteve muito presente também nas dublagens, tendo dado sua voz a personagens importantes, durante muitos anos.

Maximira Figueiredo  faleceu em Praia Grande, litoral de São Paulo, aos 79 anos, em 15 de outubro de 2018.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação