PRÓ-TV


MAURÍCIO TAPAJÓS


Maurício Tapajós nasceu no Rio de Janeiro, em 22 de dezembro de 1943. E faleceu em 21 de abril de 1995.

.Sua família sempre foi muito ligada á música., e às artes. Seu pai, Paulo Tapajós, era radialista, compositor e cantor. Juntamente com os irmãos, Paulo foi o responsável pela estréia de Vinícius de Moraes, na parceria da música: “ Loura ou Morena”, em 1928. O irmão de Maurício, de nome Paulinho, também é músico, tendo começado a compor e a gravar em 1960.

A primeira gravação de Maurício Tapajós foi: “ Carro de Boi”, em parceria com A .C. Brito e foi gravada pelo conjunto: “ Os Cariocas”. Em 1967, Maurício compôs , em parceria com Hermínio Carvalho: “ Mudando de Conversa”, que foi sucesso, na voz da cantora Doris Monteiro. Na década de 70, Maurício Tapajós teve várias músicas gravadas, incluindo: “ Pesadelo”, com Paulo César Pinheiro. Também gravou o hino da anistia: “ To Voltando”. E vários outros.

Foi nessa época que Maurício criou sua própria gravadora” Saci”- Sociedade de Artistas Independentes. Pela Saci, lançou: “ Olha Aí”, o LP duplo: “ Aldir Blanc e Maurício Tapajós, e “ Rio, Ruas e Risos”, também de Aldir Blanc e Maurício Tapajós.

Maurício foi fundador da AMAR- Associação dos Músicos e regentes. Ele foi presidente da entidade.

Morte: Maurício Tapajós faleceu em 1995. Estava com apenas 52 anos de idade.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais