PRÓ-TV


MARIO FANUCCHI


Mario Fanucchi nasceu em Ponta Grossa, Paraná, em 29 de julho de 1927, filho de Julio Fanucchi e Sophia Bertha Levenhagen Fanucchi. Foi em sua cidade natal que iniciou sua carreira, como locutor da PRJ-2, Rádio Clube Pontagrossense.

Atuou, também, nas rádios União, de União da Vitória; Rio Negro, da cidade do mesmo nome; Ipiranga, de Palmeira, e Guairacá, de Curitiba – todas no Paraná. Em fins de 1949, chegou a São Paulo, contratado como locutor e produtor das Rádios Tupi-Difusora, onde atuou no “Matutino Tupi”, de Coripheu de Azevedo Marques, e produziu programas de diversos gêneros, com ênfase no radioteatro. No ano seguinte, inaugurada a TV Tupi-Difusora, passou a trabalhar também na televisão, inicialmente como desenhista e, logo depois, também como produtor.

Criou a figura do indiozinho símbolo da PRF3-TV, que viria a ser a logomarca das futuras emissoras de televisão da Rede Associada. Com Erlon Chaves, foi autor do jingle “Já é hora de dormir”, que permaneceu no ar por duas décadas, primeiro como mensagem institucional do Canal 3, e depois como comercial de Cobertores Parahyba. Produziu telenovelas e telecontos e escreveu a primeira série de ficção-científica da nossa tevê – “Lever no Espaço”. Em 1958, deixou rádio e tevê para trabalhar em agências de publicidade, como a Standard Propaganda e Lintas Publicidade Internacional. Quatro anos depois, assumiu a direção-artística da TV Cultura, pertencente à Rede Associada.

Com a venda da TV Cultura para a Fundação Padre Anchieta, ingressou no quadro de produtores da nova entidade, na qual foi coordenador de produção. Em 1970, ainda trabalhando na TV Cultura, passou a lecionar rádio e televisão, como professor-colaborador da Escola de Comunicações e Artes da USP. Dois anos depois, deixou a TV Cultura e, durante uma década, foi diretor de criação da Rádio Jovem Pan (cuja logomarca é de sua autoria), cargo em que aposentou como jornalista profissional, passando a dedicar-se inteiramente à Universidade de São Paulo.

Nesta, além de ministrar por mais de vinte anos disciplinas de Graduação e Pós-Graduação, foi diretor da Rádio USP, Coordenador de Atividades Culturais e Coordenador de Comunicação Social. Autor do livro “Nossa Próxima Atração – o Interprograma no Canal 3”, São Paulo, EDUSP – Editora da Universidade de São Paulo, 1996. Atualmente, como professor-inativo da USP, realiza pesquisas e colabora com pesquisadores, escreve, participa de seminários e de bancas de exame de Graduação e Pós-Graduação.
Casado, em segundas núpcias, com Maria da Glória P.C. Fanucchi, é pai de quatro filhos.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais