MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


MÁRCIA CARDEAL


Márcia Cardeal, cujo nome real é Mércia, nasceu em São Paulo, em 23 de dezembro de 1948. Ela começou sua carreira artística com 8 anos. Seu pai era contra-regra na TV Paulista e isso ajudou. Fez uma série de teleteatros e novelas. Atuou ao lado dos também meninos Osmar Prado e Dênis Carvalho.

Márcia foi apresentadora de programa infantil da TV Paulista, 2ª emissora de São Paulo. Como atriz esteve na tv e no cinema. Na época, onde tudo estava começando, ela fazia praticamente todos os papeis infantis que apareciam, tanto nas novelas, como nos teleteatros. O casal de crianças Márcia Cardeal e Mário Lúcio de Freitas trabalhavam muitas vezes juntos e eram verdadeiras ”estrelinhas”, pois tinham prestígio junto ao público. E assim fizeram o programa ”Parque Petistil”. Ela era a companheira do Petistino, personagem feito por Márcio. Márcia era, na época, a apresentadora mais jovem da televisão, cujo reinado durou bastante tempo. Ela cresceu e passou então a ser chamada de Tia Márcia e com esse título comandou a “Sessão Zás-Trás“, ao lado do Tio Molina, na TV Paulista (depois Globo), entre 1965 e 1972. Enquanto esteve no cast da TV Paulista, Marcia Cardeal participava de todos os programas da casa, na linha de shows ou na teledramaturgia. Teve até um quadro no programa “Praça da Alegria”.

Em novelas, todas na TV Paulista, ela fez:

1961 “A Herdeira de Ferleac”

1961 ”As Grandes Esperanças”

1963 “A Loja Das Antiguidades”

1963 ”As Quatro Irmãs”

1964 ”Eu Amo Esse Homem”

1964 “Romance de Bernadete”

1964 ”Tortura d ‘Alma”

1965 ”A Sombra”

1965 “A Sombra do Passado”

1965 “O Ébrio”

E no cinema:

1959 “Preço da Vitória”

1959 “Moral em Concordata”

1960 ”Dona Violante Miranda”

1964 ”O Vigilante contra o Crime”

O primeiro trabalho de atriz na tv foi em 1959, no “Teledrama”, na montagem de “Orfeu da Conceição”. Em 1961 ela participou do seriado ”O Vigilante Rodoviário”. Ela dublou a personagem Katy na série “Papai Sabe Tudo”.

Aos 24 anos saiu da TV, grávida do primeiro filho, para tornar-se professora. Para centenas de alunos, pais e professores ela se tornou a D.Mercia, do Humberto de Campos – tradicional colégio paulistano.

Márcia Cardeal faleceu no dia 29 de setembro de 2020.

 

Por Vida Alves / Atualizado em 01-10-2020 / M.A.Z.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação