Museu da TV, Rádio & Cinema


MADALENA NICOL


Madalena Nicol nasceu em São Paulo, em 25 de dezembro de 1919.

Ela começou no Teatro no início da década de 1940, e quando a TV Tupi foi inaugurada já era uma atriz premiada e reconhecida por todos.

Após a retransmissão do primeiro teleteatro da TV Tupi, “A Vida Por um Fio“, em 1951, os diretores da emissora, Cassiano Gabus Mendes e Dermival Costa Lima queriam lançar um grande teatro, com a participação de atores e diretores de teatro. E conseguiram entrar em contato com Madalena Nicol. E ela concordou em montar para a TV Tupi as peças “Antes do Café“e “A Voz Humana”.

A presença da atriz no vídeo da emissora deu prestígio e fez com que outros diretores e atores viessem procurar a televisão. Em 1952, Madalena Nicol transferiu-se para a TV Paulista e criou o programa “Teatro Madalena Nicol”, que ficou no ar até meados da década de 1950, quando entrou o “Teatro Cacilda Becker” no seu lugar.

Madalena Nicol tinha grande prestígio e ligação com as emissoras de televisão de Londres, tendo feito diversos trabalhos para a ITC, a BBC e a ABPC. Na década de 1960, existia um Serviço Brasileiro na BBC, feito para brasileiros. E nesse programa, ao lado do maestro Radamés Gnattali, Madalena Nicol, com sua voz grave, recitava poesias e lia pequenos textos.

Ela faleceu em novembro de 1995, aos 75 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Grupo Observatório
Gugu Vive
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação
 

Siga-nos nas Redes Sociais