MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LUIZ PINI


Luiz Pini foi um ator pioneiro datelevisão. Veio do rádio, mas quando estreou em TV, o fez na TV Paulista. Estafoi ao ar em1952. Funcionava inicialmente e por vários anos, num prédio deapartamentos, situada no encontro da Avenida Paulista , com a rua daConsolação, lugar muito conhecido da cidade de São Paulo. Foi um verdadeiromilagre o que os pioneiros daquela emissora fizeram. Os estúdios eram dotamanho de um quarto de gente média, ou no máximo de uma sala de jantar. Eassim os teleteatros aconteciam, `as vezes, em dois andares. O elencosubia ou descia as escadas, conforme a necessidade.

E assim mesmo, os jovensdiretores e produtores levaram ao ar grandes teatros, grandes adaptaçõesde livros ou filmes famosos. Luiz Pini era um ator contratado da TV Paulista. Emverdade sua vocação maior era para a comédia, que ele fez inúmeras vezes,mas fez também participações em teleteatros e em filmes. Fez muitos”Teledramas”,entre os quais;”Direto aoCoração”. Mas Luiz Pini se salientou quando,Manoel da Nóbrega montou umcast de comediantes e lançou o programa;”A Praça da Alegria”.Isso foi um sucesso, pois grandes nomes estavam ali, entre os quais: WalterRibeiro dos Santos, Canarinho, Borges de Barros, Ronald Golias , Luiz Pinie outros. Esse grupo se manteve amigo e trabalhou junto por muitos anos. LuizPini passou também a diretor de elenco, pois sempre teve um temperamento muitoeducado e ordeiro. Todos confiavam nele e o estimavam. Luiz Pini foi umdos poucos que permaneceu na emissora, quando ela foi vendida para a TV Globo eacabou se mudando para o Rio de Janeiro.

Luiz Pini trabalhou também noestúdio de dublagem AIC de São Paulo. Sua voz era muito boa e foi umaépoca em que quase todos os atores faziam “um bico”, como se dizia,pois ganhavam bem dublando. Luiz Pini esteve nesse trabalho por muitos anos. Elefez também teve participação em vários filmes, e em telenovelas,como : “O Santo Mestiço” ; “Cadeia de Cristal”.

Luiz Pini era protético de profissão. Tinha um belo consultório naAvenida Paulista, em São Paulo, onde trabalhou, depois que se afastou datelevisão.

Luiz Pini é falecido.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação