Museu da TV, Rádio & Cinema


LUI MENDES


Luís Cláudio Mendes é mais conhecido por apenas Luí Mendes. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 31 de janeiro de 1971. Filho de uma empregada doméstica, estudou no Colégio Pedro ll, na Zona Sul do Rio, pois morava com sua mãe na casa da patroa, a quem chamava de avó. Ia, nos finais de semana, para a casa da mãe e com isso vivia em dois mundos bem diferentes.

Seu encontro com o teatro foi casual. Brincava na rua, era moleque e soltava pipa, perto do teatro Tablado, de Maria Clara Machado. Um dia, a diretora do Tablado estava chegando com sacolas e ele a ajudou a carregá-las. Ficaram amigos e ele fez o curso de graça. Aos 15 anos já trabalhou numa peça, encenada lá, mas sua família não gostou, pois achava que ele deveria ser militar. O garoto, porém, tinha mesmo jeito e na primeira peça que fez, num espetáculo profissional, que foi: ” Baile de Máscaras”, ganhou o Prêmio Ator Revelação.

Na televisão, começou na Rede Globo, em 1993, na novela: ” Sex- Appeal”. Em 1994, fez: ” Memorial de Maria Moura”, uma belíssima minissérie. Em 1995, fez: ” A Próxima Vítima”; Em 1998, fez: ” Corpo de Baile”. Em 2004: ” Começar de Novo”. Em 2006: ” Belíssima” . Em 2008, fez o seriado: ” Casos e Acasos”. E em 2011, no SBT, a novela de Thiago Santiago: ” Amor e Revolução”.

Fez algumas peças teatrais. Em 2008, fez o musical: ” Aída”, adaptação da ópera de Verdi, feita por Elton John. Ele também fez o filme: ” Show de Bola”, como ator principal.

Em 2012, participa do reality show “A Fazenda”, da TV Record.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação
 

Siga-nos nas Redes Sociais