MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LAURA CARDOSO


Laura Cardoso nasceu na capital de São Paulo, na Bela Vista, conhecido como “Bairro do Bixiga”. Era o dia 13 de setembro de 1927. Filha, neta e bisneta de portugueses, tem orgulho de sua raça e amor por sua gente. Desde garota, 6 anos, 7 anos, começou a brincar de fazer “teatrinho”, com as crianças, amiguinhos do bairro. Brincava descalça nas ruas, gostava da vida.

Magrinha, franzina, tinha, porém, olhos grandes e vivos. Quando estava com 14, 15 anos, pensou em entrar para o rádio. A mãe não gostou, mas o pai, com quem sempre se deu muito bem, a apoiou. E Laura foi fazer o teste na Rádio Cosmos. Seu nome, porém, que é Laurinda de Jesus Cardoso, não foi aprovado. E veio o Laura Cardoso, que ela mesma gostou. Julio Atlas percebeu o valor da garota, que desde então não deixou mais de representar.

Inteligente, viva, foi logo crescendo. E namorando. Foi para a Rádio Tupi, para a Rádio Difusora, Emissoras Associadas. Foi ali que conheceu Fernando Baleroni, com quem se casou e com quem teve duas filhas: Fátima e Fernanda.

A televisão, para ela, aconteceu em 1952, dentro do programa “Tribunal do Coração”, escrito por Vida Alves. E, como um meteoro, Laura cresceu. Adaptou-se perfeitamente ao novo veículo de comunicação. Fez: “Canção Sagrada”, fez:“O Castelo do Homem Sem Alma”, fez: “A Estranha Passageira” ; e passou para as novelas. Fez:: “Um Lugar ao Sol”, e várias outras novelas. Passou para aRede Globo de Televisão, onde já fez mais de 20 novelas. Ali sempre ganhou papéis de destaque, em novelas como: “Mulheres de Areia” (1993), “Irmãos Coragem” (1995), “Salsa e Merengue”(1996), “Livre para Voar” (1984), “Felicidade” (1991), “Pão pão, beijo, beijo” (1983) e várias outras , em papeis variados, mas sendo a atriz sempre muitoelogiada.

Do final da década de 90 em diante, esteve sempre nas principais novelas globais: “Vila Madalena” (1999), “A Padroeira” (2001), “Esperança” (2002), “Chocolate com Pimenta” (2003), “Belíssima” (2006), “O Profeta” (2006), “Desejo Proibido” (2007), “Duas Caras” (2008), “Ciranda de Pedra” (2008), “Caminhos das Índias” (2009), Araguaia (2010), “Gabriela” (2012), “Flor do Caribe” (2013) e “Boogie Oogie” (2014). Importante ressaltar que, em 2000, teve uma breve passagem pela TV Record, na novela “Vidas Cruzadas”.

Teatro, no entanto, é sua grande paixão. Ali ganhou inúmeros prêmios, fazendo: “A Herdeira”, “Vereda da Salvação”, “Vem buscar-me que ainda sou seu”, e dezenas de outros espetáculos.

Também em cinema se salientou, fazendo mais de 20 filmes, entre eles: “Imitando o Sol” (1964, seu primeiro trabalho), “Tiradentes, O Mártir da Independência” (1977), “Quincas Borba” (1987), “Terra Estrangeira” (1995). Nos anos 2000, esteve em: “Copacabana” (2001), “Muito Gelo e Dois Dedos D´água” (2006), “A Casa da Mãe Joana’ (2008) e “Muita Calma nessa Hora” (2010).

Detentora de várias dezenas de prêmios, como melhor atriz, a garota nascida no “Bixiga”, em São Paulo, está entre as melhores atrizes do Brasil,sendo para muitos considerada a melhor, inclusive dentre o público.

Hoje ela é viúva deFernando Baleroni e mora com sua filha Fernanda.

LAURA CARDOSO É UM POEMADRAMÁTICO, dizem sobre Laura Cardoso. Quando ela entra em cena, não émais Laura, é a personagem, é a que ela representa.Um quarto escuro, com luz suficiente só para ler e pronto: Laura Cardosovai decorar seu papel. Depois um ensaio, dois, três no máximo e Laura estápronta para encarnar a outra, àquela a que está destinada naquele trabalho. Sealguém nasceu para representar,eis Laura Cardoso, a menina que nasceu noBixiga, para encantar o mundo, para ganhar os corações, para viver mil vidas.Fez já a camponesa nordestina,a cigana vaidosa,a velha decrépita,a moçacharmosa, e quantas mais apareceram.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação