MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


LAJAR MUZURIS


Lajar Castelha Muzuris nasceu na Grécia em 12 de abril de 1928.

Ele veio para o Brasil muito cedo e viveu muitos anos em Belém, capital do Pará, naturalizando-se brasileiro em 1945. Entrou para a Companhia do Teatro Tablado, do Rio de Janeiro e atuou também no Circo Fekete, antes de ser ator de Televisão e Cinema.

No Cinema ele estreou em 1968, ao lado de Renato Aragão e Maria Cláudia, na comédia “Bonga, o Vagabundo”, e depois também marcou presença em “Jesus Cristo, Eu Estou Aqui”; “O Supercareta”; “Independência ou Morte”; ”Um Edifício Chamado 200”; “As Moças Daquela Hora”; “O Esquadrão da Morte”; ”Empregada Para Todo o Serviço”; “O Convite ao Prazer” e “O Sonho Não Acabou”.

Na Televisão, em 1969, o ator procurou a direção da TV Globo e conseguiu um papel na novela “A Ponte dos Suspiros”. Amigo do autor Dias Gomes, ele participu de várias novelas dele. O ator esteve em “Verão Vermelho”; “Assim na Terra Como No Céu”; “O Cafona”; “Bandeira 2”; “Shazam, Xerife & Cia”; “O Rebu”; ”O Grito”; “O Noviço”; “Samarandaia”; ”Sítio do Picapau Amarelo”; “Pai Herói”; “Coração Alado”; “Sétimo Sentido”; “Amor Com Amor se Paga”; “A Gata Comeu”; “O Primo Basílio”; “O Sexo dos Anjos” e a minissérie “Anos Rebeldes”.

Ele participou da diretoria da Casa dos Artistas na década de 1970.

Lajar Muzuris faleceu em 02 de novembro de 2003, de falência múltipla dos órgãos, no Rio de Janeiro, aos 75 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação