MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JOE WALLACH


O nome de Joe Wallach é Joseph Wallach. Ele nasceu em Nova York, nos Estados Unidos, em 10 de setembro de 1923. Nascido em classe pobre, estudou sempre em colégios públicos, e se especializou em contabilidade. Começou trabalhando em uma lavanderia, que era de seus pais. Depois, já rapaz, passou a trabalhar em sorveteria, a seguir em uma gráfica e em um escritório de contabilidade.

Antes de concluir a faculdade, teve que se apresentar ao exército americano, para a Segunda Guerra Mundial. Com isso passou três anos e meio fora de casa, na Europa. Tinha 19 anos, quando ingressou como oficial de infantaria. Aos 21, foi para a Bélgica. E foi ferido. Tornou-se tenente da Polícia Militar. Foi aí que conheceu uma integrante do exército polonês e se apaixonou, vindo a se casar com ela, logo após o fim da guerra. Ela não sabia inglês, nem ele polonês. Mas ambos sabiam um francês precário e assim se entenderam.

Joe Wallach mudou-se da Pensilvânia, nos Estados Unidos, para a Califórnia, pois sua esposa tinha asma e ele procurou clima melhor. Foi trabalhar em indústrias de borracha e aço, até que foi contratado por uma pequena emissora de televisão em San Diego, no departamento de contabilidade. Logo foi promovido a gerente da emissora , que foi comprada pelo Grupo Time- Life Joe então foi elevado ao cargo de diretor da emissora.

No Brasil, em 1965, Roberto Marinho inaugurou a TV Globo, graças a um acordo com esse mesmo grupo, que lhe deu assessoria técnica. E a Time-Life mandou ao Brasil Joe Wallach para exercer a função de treinar os brasileiros. E assim, esse americano se enfronhou tanto com toda a turma, que se tornou um importante nome na história da televisão do Brasil.

De sua sala, longe dos holofotes, era ele que controlava tudo, principalmente o caixa. Tornou-se consultor administrativo da TV Globo. Sem falar português, e pouca coisa de espanhol,implantou um sistema que impedia prejuízo à emissora. Não interferia na programação, mas foi ele quem convenceu Roberto Marinho a dar a Walter Clark o cargo de diretor geral da TV Globo.

Houve complicações , pelo fato da Time-Life , empresa estrangeira,estar junto da empresa brasileira, cuja legalidade foi questionada pelo artigo 160 da Constituição Brasileira. Foi aberta uma CPI- Comissão Parlamentar de Inquérito, para examinar a situação. Joe Wallach depôs por cinco horas no Congresso. Por fim, tudo se esclareceu e foi considerado que a empresa americana não era sócia da brasileira e apenas prestadora de serviços.Joe Wallach foi um dos que convenceu Roberto Marinho a ressarcir o grupo Time- Life do dinheiro investido e a TV Globo tornar-se inteiramente independente do grupo americano.

Em 1971, Wallach naturalizou-se brasileiro, chegando a renunciar à cidadania americana. Mas o Brasil, após isso, passou a admitir a dupla cidadania. Com o fim do acordo com o Time- Life, ele tornou-se diretor executivo da TV Globo, e depois se integrou ao Conselho Executivo da emissora. Trabalhou ao lado de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, na implantação do começo da rede de emissoras. Como não havia satélite, as ligações eram por microondas. O americano contribuiu para a formação da Rede Globo, com a adesão das afiliadas. Das centrais Globo, dos núcleos de Jornalismo, de Produção, de Engenharia. Tornou-se Superintendente Executivo da Emissora. Colaborou para a expansão da rede Globo para o mercado internacional, e comercialização de novelas e séries para outros países.

Em 1980, Wallach deixou a Rede Globo, voltou aos Estados Unidos, ficou cinco anos longe de televisão, mas em 1985 fundou a Telemundo, em Los Angeles, emissora dirigida á comunidade latina, dos Estados Unidos.

Tornou-se depois consultor da Rede Globo, na Telemontecarlo. Em 1991, voltou ao Brasil e ajudou a criar a Globosat e ajudar a colocar no ar a Multishow, a Telecine, a GNT e a SporTV.

Depois voltou novamente ao seu país natal e passou a conciliar a gerência de uma produtora de programas televisivos, com estudos na faculdade de História na Universidade da Califórnia.- a UCLA.

Em 2011, aos 88 anos, Joe Wallach lançou o livro; “ Meu Capítulo na TV Globo”, livro de memórias, em que conta seus 15 anos de trabalhos na emissora.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação