MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


JARDEL MELLO


Jardel da Silva Mello nasceu na cidade paulista de Mogi das Cruzes, em 18 de junho de 1937.

O início da carreira foi como radioator na Rádio Farroupilha em 1958, onde atuou na radionovela “A Justiça de Deus Reclama Um Homem”. Vai para a TV em 1959 participar do programa “Teledrama” na TV Continental, e depois atua em “Teleteatro das Quartas-Feiras” na emissora.

Em 1962, Jardel Mello foi para a TV Tupi para fazer o “TV de Comédia“, e em 1968 estreou em novelas atuando em “O Coração Não Envelhece” na mesma emissora. Fez ainda “O Bolha” em 1969; “Algemas de Ouro” na TV Record, também em 1969; “A Próxima Atração” na TV Globo em 1970; “Minha Doce Namorada” em 1971; “Jerônimo, o Herói do Sertão” na TV Tupi em 1972; “O Semideus” na TV Globo em 1973 e “O Espigão” em 1974, também na Globo.

Se interessou pela direção e passou a co-dirigir novelas em 1974 com “O Rebu” de Braúlio Pedroso, na TV Globo. A partir dessa, também esteve na direção das novelas “Pecado Capital” em 1975; “O Casarão” em 1976; “Sinal de Alerta” e “O Pulo do Gato” em 1978; “Os Gigantes” em 1979, mesmo ano em que vai para a TV Bandeirantes dirigir “Cara a Cara” de Vicente Sesso.

De volta para a TV Globo ele dirige o seriado “Plantão de Polícia“; a novela “Plumas e Paetês“; o programa de humor “Chico City” e as minisséries “Avenida Paulista” e “Bandidos da Falange”. Em 1984 ele se transfere para o SBT e dirige as novelas “Meus Filhos, Minha Vida” e “Uma Esperança no Ar”. Em 1986, na TV Manchete, dirige a novela “Novo Amor”, e em 1988, na TV Bandeirantes, a minissérie “Chapadão do Bugre”.

Entre uma direção e outra, ele também continuou a atuar como ator na Televisão, atuando nas novelas “Dancin’ Days”; “Água Viva”; “Uga-Uga”; “O Clone”; “Malhação 2002”; “Agora É Que São Elas”; “Kubanacan”; “Chocolate com Pimenta” e “Cabocla”, todas na TV Globo. Em 2005, se transferiu para o SBT onde atuou nas novelas “Esmeralda” e “Cristal”.

Em Cinema, como ator, ele esteve em “O Gosto do Pecado”, de Cláudio Cunha, em 1980, e em “A Estrela Nua” em 1984, ao lado de Carla Camurati e Cristina Aché.

Ele foi casado por 10 anos com a atriz Célia Coutinho com quem teve dois filhos.

Jardel Mello faleceu na cidade de Santos, aos 70 anos de idade, em 7 de fevereiro de 2008, após um infarto durante uma cirurgia.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação