PRÓ-TV


ÍTALA NANDI


Ítala Maria Helena PelizzariNandi é o nome completo de Ítala Nandi. Por influência da numerologia, passoua assinar Íttala Nandi. Ela nasceu na cidade gaúcha de Caxias do Sul, em 4 dejunho de 1942. Começou sua carreira artística pelo teatro amador. Em Caxias,fez as peças: “Um Gesto Por Outro”e “A Cantora Careca”. Bemjovem foi para Porto Alegre e fez parte do Teatro Equipe. Na capitalgaúcha fez:”O despacho”; “O Beijo no Asfalto”.

No iníciodos anos 60 mudou-se para São Paulo e estudou teatro com Eugênio Kusnet.Ingressou no Teatro Oficina, logo quando de sua implantação. E fez magníficaspeças, tais como:”Os Pequenos Burgueses”; “Os Inimigos”;”O Rei da Vela”; “Toda Donzela Tem Um Pai Que Ë UmaFera”;”Quatro Num Quarto”. Participou, em Curitiba , dapeça:”O Sr. Puntila e Seu Criado Matt”. Depois, novamente em SãoPaulo, fez:”Galileu Galilei”; “O Poder Negro”; “NaSelva das Cidades”. No Rio de Janeiro, fez:” “O Prisioneiro daSegunda Avenida “;”O Ministro e a Vedete”;”Simbad , oMarujo”; “Vivaldino, o Criado de Dois Patrões”; “FicoNua”;”As Criadas”. Já era o ano de 1983, e Itala Nandi ficouintercalando trabalhos em São Paulo e Rio. Fez as peças “Edipo Rei”;”Amor em Campo Minado”;”3X 21 de Abril”; “Uma SóAndorinha Não Faz Verão”;”Brida”;”O Amante deTiradentes”; “O Capataz de Salema”;”Um EquilibrioDelicado”;”Vassah, A Dama de Ferro”.

Se Ïtala Nandi se deu muito bem emteatro, não prescindiu, porém, de participar de televisão. Iniciou suacarreira televisiva na TV Excelsior em 1964, participando da novela:”Melodia Fatal”. Depois apenas em 1979, fez:”O Pulo DoGato”; e em 87, “Direito de Amar”, na Rede Globo . E em 89,na mesma Rede Globo, fez:”Que Rei sou Eu?”. Em 90, fez na TVManchete:”O Pantanal”;”Mãe de Santo”;”Uma Onda noAr”. Em 96, fez no SBT:”Colégio Brasil” . Fez na Rede Globo, em2003:”A Casa das Sete Mulheres”. Na TV Record fez:”Prova deAmor” (2005); e a sequência dos mutantes: “Caminhos do Coração” (2007), “Mutantes – Caminhos do Coração” (2008) e “Mutantes- Promessa de Amor”(2009). Depois, em 2011, esteve na minissérie “Sansão e Dalila” e em 2013 a novela “Dona Xepa”.

É também umagrande atriz de cinema, em que começou a carreira em 1968, participandode:”O Bandido da Luz Vermelha”. Depois fez:”América doSexo”. No ano de 1970, participou de quatro filmes.Fez:”Pindorama”; “O Ritual dos Sádicos”;”Juliana doAmor Perdido”;”Os Deuses e os Mortos”. Daí para a frentecontinuou em cinema, fazendo de um a dois filmes por ano.Fez:”Prata Palomares”; “Roleta Russa”;”Os Homens que euTive”;” Sagarana, o Duelo”;”A Cartomante”;”GuerraConjugal”;”Pecado na Sacristia”;”Noite SemHomem”;”Barra Pesada”;”O Cortiço”;”Amor eTraição”; “Muito Prazer”;”O Homem doPau-Brasil”;”Luz Del Fuego”;”In Vino Veritas”(em quefoi atriz e diretora);”O Rei da Vela”;”Ïndia- O Caminhodos Deuses”.

Em 1989, Ïtala Nandi publicou o livro”Teatro Oficina-Onde a Arte Não Dormia”, pela Editora Nova Fronteira.E em 1994, recebeu o Prêmio José Marti, conferido pelo governo de Cuba, como”Personalidade de Teatro”.Atualmente Ítala é coordenadora do Cursode Cinema e Televisão da Escola Superior Sul Americana de Cinema e Televisãodo Paraná.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais