PRÓ-TV


ISMAEL FERNANDES


Ismael Fernandes nasceu na capital paulista, em 19 de junho de 1945. E faleceu em 18 de abril de 1997, também em São Paulo. Ele era jornalista, foi ator e colunista de órgãos de comunicação, tendo se especializado no tema: televisão. Foi ainda escritor e novelista de televisão.

Formou-se em jornalismo pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo. Depois entrou no curso de História, na USP- Universidade São Paulo, da capital.

Ismael Fernandes começou a trabalhar em jornais paulistanos, mas encaminhando-se sempre para a área da crítica e de comentários sobre televisão, que era sua paixão.

Sendo assim, também participou de televisão, como ator , mas por pouco tempo, pois o que gostava era de escrever. Foi co-autor de várias novelas, tais como: “Uma Esperança no Ar”, que foi passada no SBT, em 1986; ” Razão de Viver”, em 1996, também pelo SBT e “Meus Filhos, Minha Vida”, que foi ao ar em 1997, ainda pelo SBT. Ismael Silva também colaborou na adaptação de “ As Pupilas do Senhor Reitor, de 1995, ainda e sempre no SBT. Foi então um importante autor, que muito colaborou para a fase em que o SBT brilhou e ganhou das demais emissoras em audiência, com suas novelas.

Ismael Fernandes foi também escritor. Entre outros livros, deixou um trabalho muito útil, para todos aqueles que amam e que estudam o tema: televisão. O nome desse livro é: “ Memóra da Telenovela Brasileira”, que ele publicou pela Editora Brasili0nse e cuja primeira edição foi em 1982, mas houve a 2ª, a 3ª e a 4ª edição, sempre com a complementação, a atualização e o capricho do autor, que colocava os últimos acontecimentos das emissoras, com os nomes dos atores, datas, autores, etc.

Grande divulgador da televisão.

Ismael Fernandes foi casado com a professora Joana Cosmo Fernandes e eles tiveram os filhos: Inês e Gabriel.. Ismael faleceu com apenas 52 anos de idade, pra tristeza de seus amigos, fãs e estudiosos da televisão.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais