PRÓ-TV


GIL GOMES


Gil Gomes nasceu na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, em 13 de junho de 1940. Ele é repórter policial de rádio e de televisão no Brasil. Tem estilo personalíssimo e sua voz é propositalmente arrastada e gutural. Ele é reconhecido pela voz e pelo estilo, onde quer que esteja.

Quando menino, por ser de família bem pobre, vendia balas e santinhos, para ajudar a família. Trabalhava em porta de igreja, e acabou por ser congregado mariano. Sofria de gaguez. E para melhor isso, por conta própria , imitava locutores esportivos, o que instintivamente o foi ajudando. Quando mocinho foi convidado para ser locutor de quermesse e apaixonou-se pela comunicação. Descobriu sua vocação.

Aos 18 anos conseguiu seu primeiro emprego de locutor esportivo, na Rádio Progresso, de sua cidade. Começava aí sua vida profissional. Seguiu então para a capital paulista, passou por várias emissoras e chegou à Rádio Marconi.Passou a integrar o departamento jornalístico da emissora. Ele fazia entrevistas com políticos e cobria fatos variados. Em 1968, quase por acaso, descobriu o ” filão”, em que desenvolveu sua carreira. No edifício em que a emissora de rádio estava instalada, aconteceu um caso de agressão sexual. Gil Gomes estava fazendo uma entrevista política, mas encerrou-a rapidamente e foi ao local do incidente. E entrevistou os presentes, relatou os fatos, fez, o que passou a ser sua marca: ” Um escarcéu”. A emissora recebeu muitos telefonemas, muita gente procurando saber detalhes, etc. E Gil Gomes foi alçado a “repórter de escândalos.” Com isso várias vezes foi preso(ele conta que foram mais de 30 vezes). Mas fez amizade com policiais, que o ajudavam sempre e foram fazendo seu nome ser conhecido. Ás vezes as autoridades o hostilizavam. E às vezes os próprios bandidos o ameaçavam de morte.

Gil Gomes passou a ser um dos mais famosos repórteres policiais. Esteve em várias emissoras,entre as quais a Rádio Bandeirantes, onde era o repórter número l.

Em 1991, Gil Gomes foi convidada por Sílvio Santos, para trabalhar no SBT, quando foi então lançado o programa que angariou muita audiência: ” O Aqui Agora”. Esses era um jornal bem popular, no formato e na linguagem. Além de Gil Gomes, ali estavam: Sônia Abrão, Celso Russomano, Jacinto Figueira Júnior( o Homem do Sapato Branco), Wagner Montes e outros. O programa fez tanto sucesso, que passou a ter duas apresentações por dia. Sua voz arrastada e grave, seus trajes marcantes, o faziam um ” chamariz”. Mas, com o tempo, foram aparecendo concorrentes e o programa saiu do ar em 1997.

Depois Gil foi para a TV Gazeta e foi repórter do ” Mulheres”. Foi ainda Gil Gomes então foi aproveitado em programas humorísticos, como professor, na ” Escolinha do Barulho”, na TV Record , revezando com Dedé Santana, Miele e Benvindo Siqueira.

Em 2004 e 2005, Gil Gomes foi ” Repórter Cidadão”, na Rede TV ! de São Paulo.

Nos últimos anos, tem se dedicado somente ao rádio e desde 2007 está na Rádio Record AM, de São Paulo.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais