PRÓ-TV


EUGÊNIA CÂMARA


Seu nome era Eugênia Infante da Câmara. Ela nasceu em Lisboa, capital de Portugal, em 9 de abril de 1837. E faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 28 de maio de 1874. Era atriz de teatro, além de poetisa, autora e diretora de peças teatrais.

Sua vida e sua careira:

Ela chegou ao Brasil, em 1859 e ficou no Rio de Janeiro, que era , á época, capital do país. O empresário e artista Furtado Coelho foi quem a convidou e, dizem que, em certo tempo, foi seu amante.

No mesmo ano e também no Rio, Eugênia estreou no “ Ginásio Dramático”.

Em 1963, a companhia transferiu-se para a cidade do Recife. Lá, Eugênia se apresentou no “ Teatro Santa Isabel”.

Em 1866, conheceu Castro Alves, o poeta, apaixonou-se por ele e eles tornaram-se amantes. Moraram no povoado de Barro. Em maio, do mesmo ano, voltaram para a Bahia.

Em janeiro de 1868, eles embarcaram para o Rio de Janeiro. Quem os recebeu foi José de Alencar, outro poeta e escritor. Assim como foram visitados e tornaram-se amigos de Machado de Assis.

Mas o amor de Eugênia e Castro chegou a um desentendimento. Separaram-se, no final de 1968. Logo depois, Castro Alves feriu-se em uma caçada e foi tão grave, que precisou amputar o pé.

Os dois então voltaram a se encontrar.

Em 31 de outubro de 1969, no “ Teatro Fênix Dramática”, encontraram-se novamente.

Foi realizado um filme, sobre a vida da grande atriz portuguesa Eugênia Câmara. Ela foi representada por Fernanda Montenegro.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais