MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ESTHER LEÃO


Esther Leão nasceu no Alto Alentejo, em Portugal, em 31 de janeiro de 1892.

Ela foi atriz, diretora, professora de técnica vocal e encenadora.

Filha de embaixador, estudou teatro com Antoine, na França, em Paris. Lá chegou a ser muito prestigiada. Mas apaixonou-se pelo Brasil e  veio para cá. Aqui dirigiu muitos atores e corrigiu a voz de alguns, inclusive de políticos , entre os quais, Carlos Lacerda.

Foi diretora do Teatro do Estudante no Brasil. Marcou presença no teatro brasileiro, nas décadas de 1940 e 1950. O primeiro espetáculo que dirigiu foi “Os Romanescos”, no TEB. Depois, ”Leonor de Mendonça”; “O Jesuíta”; “Feia”; “Dias Felizes” e “3.200 Metros de Altitude”.

Em 1945, ficou à frente do Teatro Universitário e dirigiu “Romeu e Julieta”. Em 1947, na Companhia Alma Flora, dirigiu “Seremos Sempre Crianças”. Em 1948, no TEB, esteve à frente de “Inês de Castro”, e em 1949, participou do “Festival Shakespeare”.

Dirigiu a seguir “Quebranto”; “O Pai”; ”A Dama da Madrugada”; “Alegres Canções na Montanha”; “Surpresas de uma Noite de Núpcias” e “A Morte do Caixeiro Viajante” . Neste trabalho, que aconteceu em 1951, prestou homenagem ao ator Jaime Costa.

Ainda na década de 1950, Esther Leão lecionou interpretação no Teatro Duse. Ela foi a primeira mestra das estreantes Cacilda Becker, Fernanda Montenegro, Nathália Timberg, Vanda Lacerda e Glauce Rocha.

Ela faleceu no Rio de Janeiro, aos 79 anos de idade, em 26 de abril de 1971.

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação