MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ELIANA MACEDO


Ely Macedo de Souza nasceu em Itaocara, no interior do Rio de Janeiro, em 21 de setembro de 1926.

Com o avô e tios, ela fornou a banda XV de Novembro, e era a vocalista, isso na década de 1940. Depois de fazer o curso normal em Cataguases, Minas Gerais, voltou ao Rio de Janeiro e foi convidada a estrear no Cinema.

Usando o nome artístico de Eliana e depois de Eliana Macedo, ela fez seu primeiro filmes em 1948. Era “E o Mundo se Diverte”, dirigida pelo tio, Watson Macedo, que ao lado de Carlos Manga, comandava a Companhia Atlântida Cinematográfica.

A partir de sua participação no filme “Carnaval de Fogo“, em 1949, ela se transformou em uma das principais atrizes do cinema nacional e a estrela maior da Companhia Atlântida. Estrela das chanchadas da época, atuou em 26 filmes de 1948 a 1975, contracenando com Oscarito, Anselmo Duarte e José Lewgoy na maior parte deles.

Em 1950, casou-se com o radialista Renato Murce da Rádio Nacional, com quem ficou casada por 35 anos, até a morte dele, e em 1954, ganhou o Prêmio Saci de melhor atriz do ano no cinema pelo filme “A Outra Face do Homem”.

Na Televisão ela teve um papel especialmente escrito para ela na telenovela “Feijão Maravilha” em 1979, no horário das 19 horas da TV Globo, e onde contracenou com vários veteranos da época das chanchadas, entre eles Adelaide Chiozzo, com quem gravou a música “Beijinho Doce”, um grande sucesso.

Eliana Macedo faleceu em 18 de julho de 1990, no Rio de Janeiro, vitima de um infarto, aos 63 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação