PRÓ-TV


ELIANA MACEDO


Eliana Macedo, conhecida também como Ely, nasceu em 1926 e faleceu em 1990. Atriz de grande sucesso, participou mais de cinema,embora tenha sido também atriz de televisão.

Seus filmes foram inúmeros, passando bem dos vinte e quase todos de muito sucesso. Eliana Macedo começou a atuar em 1948, na Atlântica Cinematográfica Ltda, a mais importante companhia de filmes do Brasil, e ela fez o filme. ” E O Mundo Se Diverte”, com direção do importante diretor Watson Macedo. Em 1949, fez: ” Carnaval no Fogo”, com o mesmo diretor. Em 1950, fez dois filmes: ” Aviso Aos Navegantes” e “A Sombra da Outra”. Em 1951, fez: ” Aí Vem O Barão”, sempre com o mesmo diretor e na mesma companhia. Em 1952, fez o mais importante filme da época: ” Carnaval da Atlântica”,com a direção de José Carlos Burle. Em 1953, fez: ” Amei Um Bicheiro”. Em 1954, participou de dois filmes: ” Nem Sansão Nem Dalila”, com direção de Carlos Manga. No mesmo ano fez mais dois filmes: ” A Outra Face do Homem”, direção de T.B.Tanko e ” Malandros em 4ª Dimensão”, direção de Luiz Barros.

Em 55, fez dois filmes: “Guerra Ao Samba”, direção de Carlos Manga e ” Sinfonia Carioca”, direção de Watson Macedo. Em 56, fez: ” Depois eu Conto”, direção de Burle, e ” Vamos com Calma”, direção de Manga. Em 1957, fez três filmes: ” O Barbeiro Que Se Vira”, direção de Eurides Ramos;” A Doutora É Muito Viva”, direção de Ferenc Fekete; ” Rio Fantasia”, direção de Watson Macedo . Em 1958, fez: ” Alegria de Viver”, direção de Watson Macedo e ” O Espetáculo Continua”, direção de José Cajado Filho”. Em 59, fez: ” Titio Não É Sopa”, direção de Eurides Ramos. Em 1960; ” Maria 38 ” e ” Samba em Brasília”, ambos com direção de Watson Macedo. Já então na Companhia ” Watson Macedo”. Em 1961: ” Três Colegas de Batina”, direção de Darcy Evangelista. Em 1964: ” Um Morto Ao Telefone”, direção de Watson Macedo; Em 1975: ” Assim Era a Atlântica”, direção de Carlos Manga. E em 1978: “Mulheres de Cinema”.

Em televisão, Eliana Macedo participou na Rede Globo de Televisão, da novela: ” Feijão Maravilha”, em 1979.

Eliana Macedo foi casada com o radialista Renato Murce por 36 anos, mas ela ficou viúva.

A atriz recebeu inúmeros prêmios, sempre na categoria: Melhor Atriz.

Ela também foi muito apreciada como cantora, e seu maior sucesso foi a música: ” Beijinho Doce”, que cantava com Adelaide Chiozzo.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais