PRÓ-TV


DUSE NACARATTI


Duse Nacaratti nasceu na cidade de Cataguases, no estado de Minas Gerais, em 22 de junho de 1942. E faleceu no Rio de Janeiro, em 23 de julho de 2009. Era atriz e atuava em teatro e principalmente no “teatro besteirol”, do qual se tornou musa. Também atuou em cinema e em televisão.

Em teatro:

Foi onde mais trabalhou. Fez por duas vezes a peça: “Beijo no Asfalto”. Uma, em 1967 e outra em 2001. Fez: “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues. Duse dizia: “Para mim, nada se compara ao prazer de estar no palco e ver o público vibrar com nosso trabalho. Só isso vale a vida. Não se compara a esse prazer, nem sexo, nem dinheiro, nem banho de mar”.

Mas em seus últimos tempos, por ter pouco trabalho em televisão e em cinema, ela ainda acrescentava: “Virei uma proletária do teatro. Sou dessas que vivem vendo a geladeira vazia, andam de ônibus e rezam pro mês acabar”.

Em 2008, fez no Rio de Janeiro a peça de Nelson Rodrigues: “A Falecida”.

Em televisão:

Fez vários trabalhos na Rede Globo de Televisão. Em 1978, fez o seriado: “Ciranda, Cirandinha”. Em 82, fez o humorístico: “Chico Anysio Show”. Em 82 ainda, a novela: “Sol de Verão”. Em 84: “Corpo a Corpo”. Em 1986: “Cambalacho”. Em 92, o seriado: “Você Decide”. Em 2001, outro seriado: “Brava Gente”. Em 2002: “Desejos de Mulher”. Em 2007, entrou no seriado importante: “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. O seu último trabalho foi no de papel Tia Saudade, na novela: “Negócio da China”.

No cinema:

Fez em 1984: “Bete Balanço”, filme de Lael Rodrigues. Em 85: “Areias Escaldantes”. Em 86: “Vento Sul”. Em 87: “Romance da Empregada”. Em 86: “Com Licença Eu Vou à Luta”. Em 89: “O Grande Mentecapto”. Em 2008: “Elvis e Madona”.

Duse era chamada pelos amigos de: “A Soberana da Comédia”.

Ao morrer, Duse estava com 76 anos de idade.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais