PRÓ-TV


DULCINÉIA NOVAES


Dulcinéia Novaes é jornalista. É repórter da RPC-TV- Rede Globo de Televisão. Seu nome inteiro é Dulcinéia Novaes Felizardo Vieira.É também professora universitária.

Sua vida:

Sua carreira profissional começou em 1978, no jornal : “ Folha de Londrina”, no Paraná. Depois ela atuou em várias editorias do jornal. Passou depois a atuar na Rede Paranaense de Comunicação- RPC. Essa empresa é hoje afiliada da Rede Globo de Televisão e Dulcinéia ali continua, como repórter.

Está na emissora há 30 anos.

É repórter nacional de temas gerais, na produção do material para o “ Jornal Nacional”, quando o enfoque é o Paraná e estados vizinhos. Também acumula o cargo de apresentadora do programa: “ Meu Paraná”, com reportagens e comentários sobre preservação ambiental, valores ecológicos e entrevistas a personalidades.

Dulcinéia formou-se em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina-UEL-PR, em 1978. Fez graduação em Marketing pela UNifae –Business School de Curitiba-PR e mestrado em Comunicação e Linguagem , na Universidade Tuiuti do Paraná- UTP-PR. Possuiu ainda o diploma de especialização na “ Agência de Notícias dos Direitos da Infância-ANDI-“ de Brasília.

É professora universitária. Acumula as funções de repórter e professora.

Sua área de ensino é o de Comunicação, Telejornalismo Aplicado e Pesquisa em Cibercultura e Webjornlismo. Em 2002.ingressou na UTP, e passou a lecionar também: Jornalismo de TV e Teoria e Prática, na instituição.

Entre 2003 a 2006,foi professora no Instituto Superior de Administração e Economia- -ISAE-FGV-PR-dando aulas de Entrevistas, Teoria da Comunicação, Comunicação Eficaz, Técnicas de Palestras e de Apresentação e Relacionamento com a Imprensa. Dá aulas ainda nas faculdades Integradas do Brasil, em Curitiba.

É ainda pesquisadora em vídeodifusão e Cibercultura e Webjornalismo. Participa de simpósios, congressos, seminários, oficinas, onde atua como debatedora.

É “ Amiga da Criança” e integrante da “ Agência de Notíciais dos Direitos da Infância”- Andi.Em 2010, ganhou o “ Prêmio O Boticário de Joanalismo”, promovido pela empresa paranaense Literal Link, na categoria: Meio Ambiente, no programa: “ Meu Paraná”. Depois recebeu o “ Prêmio Raça Negra -Jornalismo”.

Dulcinéia Novaes é negra.

Ela é considerada um ícone do jornalismo paranaense.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais