MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DANTE RUY


Dante Ruy Vanuchi nasceu na capital de São Paulo, em 11 de junho de 1926.

O ator começou na Televisão em 1964, na novela “Marcados pelo Amor”, na TV Record, e no ano seguinte estava nos palcos no espetáculo “Julio César“, participando dois anos depois do musical “A Moreninha” também nos palcos.

Em 1969, fez na TV Globo, a novela “A Grande Mentira”, e se destacou nos palcos em 1972, no espetáculo “Castro Alves Pede Passagem“.

Em 1974, entrou para o elenco da  TV Tupi e ela fez o seriado “ O Conde Zebra” e as novelas “A Viagem”; “Ovelha Negra”; “Xeque Mate”; “O Julgamento” e a versão de 1978 de “O Direito de Nascer”.

Dante Ruy em 1980, na TV Bandeirantes, fez o remake de “O Meu Pé de Laranja Lima” e depois esteve também na superprodução “Os Imigrantes”. Em 1982 se transferiu para a TV Cultura, onde fez “Vento do Mar Aberto”; “Partidas Dobradas”; “As Cinco Panelas de Ouro” e “Paiol Velho”.

Em 1983, fez no SBT a novela “Acorrentada”, e no ano seguinte atuou em “Meus Filhos, Minha Vida”. E em 1984, na Rede Globo, participou da “Quarta Nobre”; da minissérie “Rabo de Saia” e da novela “Meu Bem, Meu Mal”. Seu último trabalho foi em 1996, na novela “Sangue do Meu Sangue”, no SBT.

Também atuou no Cinema, onde estreou ao lado de Mazzaropi em 1977, em “Jecão… Um Fofoqueiro no Céu”, e depois esteve também em “A Noite dos Duros”; “Os Rapazes da Difícil Vida Fácil”; “As Aventuras de Mário Fofoca”; “Pecado Horizontal”;  “O Escândalo na Sociedade”; “Mulher… Sexo… Veneno…” e “Made in Brazil”.

Dante Ruy faleceu em 21 de fevereiro de 2008, aos 81 anos de idade, de infecção pulmonar, na capital paulista.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação