PRÓ-TV


CARMEM COSTA


A cantora Carmem Costa chamava-se Carmelita Madriaga. Ela nasceu em Trajano de Moraes, no Rio de Janeiro, em 5 de julho de 1920 e faleceu em 25 de abril de 2007.

Grande cantora, ela esteve em várias gravadoras do Brasil, como Odeon, Columbia, RCA Victor, Star, Copacabana, Som Livre, EMI.

Embora tenha nascido no interior, Carmelita mudou-se para a capital e foi ser doméstica, na casa do cantor Francisco Alves. Foi ele quem a fez cantar numa festa que deu, em que estava Carmen Miranda. Depois Carmelita se apresentou no programa de calouros de Ary Barroso, de onde saiu vencedora. Passou então a cantar em parceria com o cantor Henricão.

Carmem Costa gravou mais de 70 músicas. Começou em 1939, e gravou até 2000, As primeiras gravações foram em 78 rotações. Depois passou para LP e depois para CD.

Suas principais músicas; “ Onde Está o Dinheiro?’; “ Dance Mais um Bocado”; “Está Chegando a Hora”; “ Carmilito”; “ Estrela D’Alva”, “ Madalena”,” No Lesco Lesco”, “ Se É Pecado Eu Não Sei”, “ Cachaça”, “ Eu Sou a Outra”, “ Busto Calado”, “ Drama da Favela”, “ Amor Barato”, “ Se Eu Morrer Amanhã”, “ Eu Sou a Outra”, “ Não Fique Triste”, “ Carmem Costa”, “ Tantos Caminhos”, “ Bis- Cantores do Rádio”, “ A Música de Paulo Vanzolini” e inúmeras outras.

Em 1945, Carmem Costa casou-se com o americano Hans Van Koehler e foi viver com ele nos Estados Unidos. Em 50, voltou ao Brasil, quando conheceu o compositor Mirabeau Pinheiro, com quem viveu por cinco anos e teve a filha Silésia.

A cantora fez vários filmes, tais como:” Prá Lá de Boa”, “ Carnaval em Marte”, “Depois em Conto”,” Vou Te Conta”.

Carmem Costa foi várias vezes homenageada. Em 2004, quando da reinauguração da Rádio Nacional,no Rio de Janeiro. “ As Cantoras do Rádio” foram homenageadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dentre elas estava Carmem Costa.

Carmem Costa veio a falecer no Rio de Janeiro, no Hospital Lourenço Jorge, depois de alguns internada, com insuficiência renal e parada cardíaca. Ela estava com 87 anos de idade.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais