MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CARLOS MONFORTE


Carlos Américo Aguiar Monforte nasceu em Santos, litoral paulista. no dia 3 de julho de 1949.É filho do funcionário público Américo Monforte e de dona Elizabeth Monforte. Ele estudou jornalismo na Faculdade de Comunicação de Santos.E formou-se em 1972.

Logo começou a trabalhar no jornal” A Tribuna”, de Santos. Depois passou a assessor de comunicação da Secretaria de Obras do Estado de São Paulo. De 1973 a 1978, Monforte trabalhou como repórter especial do jornal” O Estado de São Paulo”. Nesse mesmo tempo fez cursos de aperfeiçoamento na Universidade de Navarra, Espanha e na Fundação Beauve Marie, na França.

Em 1978, Carlos Monforte foi trabalhar na Rede Globo de Televisão. Convidado por Dante Matiussi, Oswaldo Martins Filho e Luiz Fernando Mercadante, o jornalista foi considerado grande aquisição da rede.Logo começou a fazer reportagens locais e também matérias para o programa dominical: “Fantástico” e para o ” Jornal Nacional’. Em 1982, passou à editor político do “Jornal da Globo.” Depois passou a ser editor e apresentador do ” Bom Dia São Paulo”. Em 1983, foi criado o ” Bom Dia Brasil”, em nível nacional, e Carlos Monforte ficou sendo seu editor-chefe. E nesse cargo ficou por 9 anos. Por causa disso é considerado o primeiro âncora do jornalismo brasileiro.

Em fins da década de 80, esteve no programa: ” Palanque Eletrônico”, onde ao lado de outros jornalistas de ponta, entrevistou todos os candidatos à presidência.

Em 1992, Monforte esteve fora da Globo e foi montar o departamento de Comunicação do CNI- Confederação Nacional da Indústria. Mas ele voltou à Globo em 94 e participou de um episódio polêmico, quando o ministro Rubens Recúpero, sem saber que o microfone estava ligado, fez comentários desabonadores à política econômica do governo FHC, do qual era ministro, dizendo que” notícias ruins, nós empurramos para baixo do tapete”. Isso custou para Recúpero o ministério, do qual foi logo afastado, e também Carlos Monforte desapareceu um tempo da televisão.

Em 1996, Carlos Monforte voltou à Globo, como âncora do ” Bom Dia Brasília”. depois fez entrevista com o presidente Fernando Henrique Cardoso, que foi para o ” Jornal Nacional” e uma série de reportagens , intituladas:” Custo Brasil”

Em seguida, em 1998, o jornalista passou à Globo News, fazendo o programa: ” Espaço Aberto”, e também matérias para os jornais da Globo. Em 2000, passou a ser coordenador e apresentador da Globo News em Brasília. E é também apresentador do ” Jornal das Dez”, nessa emissora.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação