MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


BERTA ZEMEL


Berta Zemel nasceu em 6 de agosto de 1934 na cidade de São Paulo.

Atriz de rara sensibilidade, Berta Zemel entrou definitivamente para a TV Tupi, na fase da renovação desta, isto é, depois dos anos 1970. Seu grande parceiro e amigo foi o diretor Geraldo Vietri, que viu nela sua interprete ideal. Em 1972, Berta foi “Vitoria Bonelli”, imenso sucesso da emissora e do autor.

Fez depois “Os Apóstolos de Judas” e “Gaivotas”. Com o fechamento da TV Tupi, passou para a TV Bandeirantes e depois para o SBT. Berta foi sempre muito admirada, mesmo no começo, quando aparecia no “Teatro das Segundas Feiras” ou “Grande Teatro Tupi”. Ali ela fez “À Margem da Vida”. Sua grande atuação, porém, foi em teatro em: “Hellen Keler”. Era o papel de uma deficiente não apenas visual, mas auditiva, que, no entanto, graças a um grande esforço, conseguia se comunicar com sua preceptora. Isto a consagrou como uma das melhores atrizes do Brasil.

Fez também cinema. Apareceu nos filmes “O Quarto”; “Que Estranha Forma de Amar”; “Desmundo”; “O Casamento de Romeu e Julieta” e “A Casa de Alice“. Após 25 anos longe dos palcos, Berta Zemel voltou ao teatro com o espetáculo: “Anjo Duro“, no Teatro do Centro da Terra. E fez enorme sucesso e ganhou inúmeros prêmios.Entre eles: O Saci; Molière; Governador do Estado  e o APCT.

Mais recentemente, esteve no filme “A Casa de Alice” (2007).

Berta Zemel faleceu em 25 de fevereiro de  2021, aos 86  anos de idade, em São Paulo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação