PRÓ-TV


BERTA ZEMEL


Berta Zemel nasceu em 6 deagosto de 1934 em São Paulo, capital. .Atriz de rara sensibilidade, Berta Zemel entrou definitivamente para a TV Tupi, na fase da renovação desta, isto é, depois dos anos 70. Seu grande parceiro e amigo foi o diretor Geraldo Vietri, que viu nela sua interprete ideal. Em 1972 Berta foi “Vitoria Bonelli”, imenso sucesso.

Fez depois: “Os Apóstolos de Judas”, “Gaivotas”, e outras. Com o fechamento da TV Tupi, passou para a TV Bandeirantes, depois para o SBT. Berta foi sempre muito admirada, mesmo no começo, quando aparecia no “Teatro das Segundas feiras”, ou “Grande Teatro Tupi”. Ali ela fez: “À Margem da Vida”. Sua grande atuação, porém, foi em teatro em: “Hellen Keler”. Era o papel de uma deficiente nãoapenas visual, mas auditiva, que, no entanto, graças a um grande esforço,conseguia se comunicar com sua preceptora. Isto a consagrou como uma dasmelhores atrizes do Brasil.

Fez também cinema. Apareceu nos filmes:”OQuarto”; “Que Estranha Forma de Amar”;”Desmundo”;”OCasamento de Romeu e Julieta”; “A Casa de Alice”. Após 25 anoslonge dos palcos, Berta Zemel voltou ao teatro com o espetáculo: “AnjoDuro”, no Teatro do Centro da Terra. E fez enorme sucesso, com essa peçaprofunda. A atriz ganhou inúmeros prêmios em sua vida. Entre eles: O Saci, oMolière, o Governador do Estado; e o APCT, por diversas vezes.

Mais recentemente, esteve nos filmes “O Casamento de Romeu e Julieta” (2005) e “A Casa de Alice” (2007). Em televisão, participou da novela “Água na Boca” (2008), na Band.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais