MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


BENEDITO CORSI


Benedito Corsi nasceu em 18 de fevereiro de 1924, na cidade de São Paulo.

Formado em Artes Cênicas pela primeira turma da Escola de Arte Dramática de São Paulo (EAD), foi ator do TBC. Participou  também da Companhia Tônia-Celi-Autran fundada pelos atores Tônia Carrero e Paulo Autran, e pelo diretor Adolfo Celi, em 1956.  Sua estréia foi na histórica montagem de “Otelo”, no Rio de Janeiro.

Na Companhia Tônia-Celi-Autran, além de ator ele também foi diretor e vice-diretor administrativo por alguns anos.  Sua primeira direção na Companhia foi “Auto da Infância de Jesus ou Natal na Praça”, de Henri Ghéon, em 1957.

Na Televisão,  onde participou nos anos 1950 do “Grande Teatro Tupi”, foi diretor de Teleteatros da TV Cultura, e dirigiu para o Teatro 2 a adaptação da peça “Felisberto do Café” de Gastão Tojeiro, sob a supervisão artística de Nydia Licia.

No Cinema estreou em 1950 no filme “Suzana e o Presidente” e participou também de “Uma Pulga na Balança”; “Esquina da Ilusão”; “Candinho” ao lado de Mazzaropi em 1954 e “Cara a Cara”.

Em 1973, trabalhou na novela “As Divinas e Maravilhosas” de Vicente Sesso com direção de Oswaldo Loureiro, exibida pela TV Tupi.

Seus últimos trabalhos foram no cinema em “Pixote, a Lei do Mais Fraco” de Hector Babenco e “O Baiano Fantasma” de Denoy de Oliveira este em 1984.

Benedito Corsi faleceu em São Paulo, em 11 de junho de 1996, aos 72 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação