MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Uma dupla atrapalhada em Shazan, Xerife & Cia



O sucesso dos personagens Shazan (interpretado por Paulo José) e Xerife (vivido por Flávio Migliaccio) na novela “O Primeiro Amor”, da TV Globo, foi tão grande entre as crianças e os jovens, que eles ganharam vida própria em outubro de 1972 com o seriado infanto-juvenil “Shazan, Xerife & Cia”.

Dirigido por Daniel Filho, Adriano Stuart, João Loredo e Reynaldo Boury, o seriado era exibido às quintas-feiras, no horário nobre das 21h, mas depois de algum tempo passou a ser diário, de segunda a sexta-feira, às 18h, mais de acordo com o público a que era destinado.

No início, os episódios semanais possuíam uma história completa por quinta-feira, e depois passaram a ser em capítulos, como se fosse uma novelinha, e essas histórias podiam durar uma semana ou até um mês.

Escritos por Wálter Negrão, Sylvan Paezzo e Adriano Stuart, os episódios contavam as aventuras e trapalhadas de uma dupla de mecânicos que percorria o Brasil a bordo de um caminhão bicicleta, e por isso mesmo,vivia inusitadas aventuras.

O formato dos episódios e o talento cômico de Paulo José e Flávio Migliaccio garantiam bom humor e um ar de comédia circense ao seriado que agradou muito ao público infanto-juvenil. O sucesso foi imediato e o programa ficou quase dois anos no ar.

Todo o figurino da dupla Shazan e Xerife foi idealizado pelos próprios atores, o que facilitava a composição dos personagens a cada nova situação. O elenco variava a cada história e fixos apenas Paulo José e Flávio Migliaccio durante todo o decorrer do seriado.

O seriado lançou algumas frases ou bordões de efeito como: “Rádio Jaburu, a única que não dá xabu” .

Rodolfo Bonventti

Rodolfo Bonventti

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação