Dirigido por Daniel Filho, Adriano Stuart, João Loredo e Reynaldo Boury, o seriado era exibido às quintas-feiras, no horário nobre das 21h, mas depois de algum tempo passou a ser diário, de segunda a sexta-feira, às 18h, mais de acordo com o público a que era destinado.
No início, os episódios semanais possuíam uma história completa por quinta-feira, e depois passaram a ser em capítulos, como se fosse uma novelinha, e essas histórias podiam durar uma semana ou até um mês.
Escritos por Wálter Negrão, Sylvan Paezzo e Adriano Stuart, os episódios contavam as aventuras e trapalhadas de uma dupla de mecânicos que percorria o Brasil a bordo de um caminhão bicicleta, e por isso mesmo,vivia inusitadas aventuras.
O formato dos episódios e o talento cômico de Paulo José e Flávio Migliaccio garantiam bom humor e um ar de comédia circense ao seriado que agradou muito ao público infanto-juvenil. O sucesso foi imediato e o programa ficou quase dois anos no ar.
Todo o figurino da dupla Shazan e Xerife foi idealizado pelos próprios atores, o que facilitava a composição dos personagens a cada nova situação. O elenco variava a cada história e fixos apenas Paulo José e Flávio Migliaccio durante todo o decorrer do seriado.
O seriado lançou algumas frases ou bordões de efeito como: “Rádio Jaburu, a única que não dá xabu” .