MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Um telefonema por engano deu início a uma mania nacional



Em 22 de julho de 1963, a TV Excelsior, por meio do seu diretor, Edson Leite (1926-1983), deu uma cartada decisiva para que a novela se tornasse, pouco tempo depois, uma mania nacional. Foi dele a idéia de passar a ter, no centro da programação noturna da televisão, uma novela diária.

Edson Leite já havia criado junto com Alberto Saad a idéia da grade horizontal na TV Excelsior, onde os programas começavam exatamente na hora prevista e tinham uma seqüência bem delineada: novela, telejornal, linha de shows e filme, a cada dia da semana.

Satisfeito com os resultados dos teleteatros e certo de que se não ousasse naquele momento, a TV Tupi também poderia ter a idéia e sair na frente, Edson Leite comprou os direitos de um original argentino de Alberto Migré (1931-2006) que originariamente se chamava “0597 da Ocupado” e que na versão nacional teve o título de “2-5499 Ocupado”.

Com o apoio financeiro da empresa Colgate-Palmolive, que se tornou na única patrocinadora, nos primeiros anos, das novelas na Excelsior, Edson Leite chamou a autora Dulce Santucci (1921-1995) para fazer a versão brasileira do texto, e foi buscar na Tupi, pagando muito mais, os principais nomes do elenco, comandado pelo casal Glória Menezes e Tarcísio Meira.

Nas primeiras semanas, a novela era exibida às segundas, quartas e sextas-feiras, às 19h, mas um mês depois ela passou a ser diária e definiu de vez o espaço da teledramaturgia nos lares brasileiros. Como o vídeo tape já existia, “2-5499 Ocupado” também viajou o país e passou a ser transmitida por todas as emissoras que foram surgindo filiadas à TV Excelsior. No Rio de Janeiro, por exemplo, a novela começou a ser exibida em 9 de setembro de 1963.

A adaptação de Dulce Santucci e a direção de Tito di Míglio, que também era argentino, agradaram ao público que passou a achar muito interessante ligar a televisão diariamente, naquele horário, para chorar, torcer e se emocionar com belas histórias de amor.

A história de “2-5499 Ocupado” era simples: um homem telefona por engano para um número, e do outro lado quem atende é uma bela voz feminina. Ele se encanta com aquela voz sem saber que o número é de um presídio feminino, e que ele está falando com uma presidiária que é a telefonista do lugar.

Com um elenco pequeno formado por apenas nove atores, além de Tarcísio e Gloria estavam Lolita Rodrigues, Neuza Amaral, Célia Coutinho, Maria Aparecida Alves, Gilberto Sálvio, Lídia Costa e Dinah Ribeiro, a Excelsior deu o pontapé inicial para aquele que se transformaria no principal produto da nossa televisão: a telenovela.

Rodolfo Bonventti

Rodolfo Bonventti

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação