MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Ronda das Horas



Para os fãs do rock a música “Rock Around the Clock” é o hit que deu a largada para a explosão do gênero nos Estados Unidos e no mundo. Lançada em 1954, ela foi fazendo sucesso lentamente. No início vendeu só 75 mil cópias nos Estados Unidos. Mas quando a música virou trilha do filme “Sementes da Violência – Blackboard Jungle” em 1955, o disco explodiu em vendas. A interpretação de Bill Haley e seus Cometas (foto), para a música composta em 1952 por Max C. Freedman e James E. Myers, foi usada na abertura e nos créditos finais do filme. Fez tanto sucesso entre a juventude que a plateia permanecia nos cinemas até o último fotograma, para cantar e dançar diante da tela. Foi o primeiro rock a figurar com destaque na famosa revista musical Billboard, uma bíblia para os fãs e artistas.

É logico que essa onda também chegou ao Brasil. E como era comum na época, a gravadora Continental correu contra o tempo e lançou uma gravação da música, na língua original, num disco de 78 rotações, aquele discão preto com um selo no centro. O filme em cartaz por aqui era um chamariz para o disco.

Para essa tarefa a gravadora escolheu a única figura do seu cast que falava inglês. Assim coube a Nora Ney (1922-2003), uma popular cantora de samba-canção, a primazia de ter gravado o primeiro rock no Brasil. A gravação era em inglês, mas a “bolacha” levou o nome de “Ronda das Horas”.

Alguns dias depois do lançamento do disco a música já estava nas paradas. E a juventude, na empolgação, acabava destruindo cadeiras dos cinemas onde o filme estava em cartaz. Não deu outra: a exibição do filme foi proibida. Segundo um juiz de menores da época, Aldo de Assis Dias, o novo ritmo tinha “trejeitos exageradamente imorais”.

A famosa Revista do Rádio, na sua edição da última semana de novembro de 1955, trazia “Ronda das Horas” como o disco mais vendido no Rio de Janeiro. Ele tinha sido lançado uma semana antes.

Em 1957, Cauby Peixoto (1931-2016), que tinha excursionado nos Estados Unidos lançou “Rock and Roll em Copacabana”, criação de Miguel Gustavo, que entrou para a história como o primeiro a fazer um rock em português. Mas isso já é uma outra história.

Ouça aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7U5JfoiHSJs

M.A.Z./ 24-06-2021

Marcos Zago

Marcos Zago

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação