Ousadia: uma trama forte no horário das sete

No dia 1 de agosto de 1967 estreou na TV Tupi de São Paulo a novela “Presidio de Mulheres”, escrita por Mario Lago. Tudo girava em torno dos dramas na vida de ex-presidiárias. A novela mostrava até que ponto um erro do passado mudou o futuro de diversas mulheres que estiveram cumprindo pena. Um tema ousado para uma novela da faixa das sete da noite.

A direção foi de Ciro Bassini. No elenco brilharam Lisa Negri (Silvana), Walmor Chagas (Luiz), Mário Lago (Pierre), Patrícia Mayo (Judite), Marlene França (Teresita), Maria Luiza Castelli (Cláudia), Ruthinéa de Moraes (Rosa), José Parisi, Elias Gleizer. Foi exibida até dezembro

A atração foi para a tv após o sucesso da trama no rádio, onde era apresentada em forma de seriado. Estreou em 1951 na Rádio Nacional e ficou no ar por cinco anos. Era uma adaptação, de um original cubano, feita por Mario Lago que também dirigia o programa. A imagem acima, do blog https://aeradoradioteatro.blogspot.com mostra o autor e um anuncio da novela na Rádio Nacional.

A estreia na tv marcou uma mudança conceitual nas novelas da sete na Tupi. Antes as tramas duravam um mês. A partir da estreia de “Presidio de Mulheres” as histórias passaram a ter mais capítulos.

Apesar das suas qualidades “Presidio de Mulheres” não teve uma grande audiência. Enfrentava um fenômeno das novelas, “Redenção”, sucesso na Excelsior que estreou em maio de 1966, passou por 1967 e só foi encerrar em maio de 1968.

#PresidioDeMulheres #NovelaDasSete #Redenção #TVTupi #MuseuDaTV

Em 01-08-2022