MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

“O Espigão”, mais um sucesso de Dias Gomes às 22 horas



De volta ao horário das 22h, Dias Gomes mais uma vez surpreendia o público com “O Espigão”, uma novela relativamente curta, com apenas 110 capítulos, e que estreou em 1º de abril de 1974, se tornando um dos maiores sucessos da TV Globo nesse horário.

Foi a primeira novela brasileira a discutir as conseqüências da expansão imobiliária desenfreada, mas usando uma boa dose de humor e com uma direção certeira de Daniel Filho e Régis Cardoso e um elenco de primeira que rendeu grandes interpretações.

Pela primeira vez como ator central, Milton Moraes teve sua grande chance e não desperdiçou, criando um Lauro Fontana brilhante, na verdade um bem sucedido empresário do ramo hoteleiro que tem como maior desejo construir em Botafogo, na zona sul carioca, um prédio de 50 andares, o Fontana Sky.

Assim surge “O Espigão” do título e os problemas ambientais e de trânsito das grandes cidades, além dos personagens curiosos e intrigantes que Dias Gomes sempre criava. Um dos grandes momentos da novela foi logo o primeiro capítulo, onde vários personagens se conheciam em um grande engarrafamento.

No elenco, além de Milton Moraes, se destacaram Betty Faria como a curiosa ladra Lazinha Chave de Cadeia; Suely Franco como a fútil e exótica Cordélia Fontana; Ary Fontoura, o estranho professor Baltazar; Susana Vieira vivendo a reprimida Tina Cambará e Vanda Lacerda como Urânia Cambará. Ainda no vasto elenco brilharam Cláudio Marzo, Débora Duarte, Carlos Eduardo Dolabella, Rosamaria Murtinho, Mauro Mendonça, Mário Lago, Myriam Pérsia, Milton Gonçalves, Dorinha Duval, Jardel Mello e muitos outros.

Rodolfo Bonventti

Rodolfo Bonventti

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação