O compositor que sacudia a TV com o “Musikelly”

João Roberto Esteves Kelly nasceu no bairro da Gamboa, no Rio de Janeiro, em 1938.  A música sempre esteve presente na sua vida, e do piano ele passou à composição e daí, a musicar revistas de teatro e programas de televisão foi um pulo.

Foi em 1963 que João Roberto Kelly estreou na TV Excelsior compondo as aberturas de vários programas. O mais famoso deles, o “Times Square”, tinha um grande elenco capitaneado por Chico Anysio e Daniel Filho, sob a direção de Carlos Manga.

Também compositor, João Roberto Kelly foi para a TV Rio em 1965, em pleno momento de glória da sua carreira, já que a sua composição “Cabeleira do Zezé“, gravada por Jorge Goulart, era um estrondoso sucesso em todo o Brasil.

E foi na TV Rio que ele produziu e apresentou o programa “Musikelly”, exibido todas as quintas-feiras, às 20h30. Com uma hora de duração, o musical de João Roberto Kelly recebia os grandes nomes da nossa música e promovia concursos que se tornaram famosos e referências na época, como o “Garota de Ipanema” e o da “Menina da Penha”, valorizando as jovens que moravam na Zona Norte do Rio de Janeiro e cujo prêmio maior era uma viagem com acompanhante para qualquer capital brasileira.

O sucesso o levou no ano seguinte para a TV Globo, onde apresentou o programa “Tonelux” e uma nova versão do seu já consagrado “Musikelly“. Ele voltou a TV Rio no início da década de 1970 para apresentar o “Rio dá Samba”, que ficou 12 anos no ar. Foi para a TV Tupi, em 1980, para fazer o programa “Conversa de Botequim” e ainda passou pela extinta TV Corcovado; pela TV Educativa do Rio de Janeiro e pelo canal 30 da NET.

O pianista, compositor, apresentador e produtor musical é um fã do carnaval brasileiro e foi um eterno campeão de marchinhas carnavalescas. Hoje, aos 83 anos de idade, vive em Copacabana, no Rio de Janeiro, e lamenta que a pandemia acabou com o Carnaval carioca.

Rodolfo Bonventti