MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Marca sonora



Ao longo do tempo os brasileiros se acostumaram com um ‘filminho” abrindo e fechando os intervalos comerciais. De forma mais ou menos igual, mas sem a exibição assegurada em todos os programas as emissoras já usavam esse recurso quando a Globo resolver radicalizar.

Em 1971 nasceu o plim plim, uma animação com a marca da emissora criada para orientar a entrada dos comerciais em todas as emissoras em cadeia com a Globo e ao mesmo tempo chamar o telespectador de volta ao programa, caso ele tivesse saído de frente da tv durante os comerciais.

A vinheta, como é chamada essas pequenas peças, foi implantada durante o “Festival Internacional da Canção”. O som foi encomendado pelo diretor da emissora, José Bonifácio, o Boni, que desejava algo que também pudesse ser ouvido a quadras de distância e que fizesse a família voltar para a frente da TV.

A ideia foi executada por Mauro Borja Lopes, o Borjalo e o tecladista Luiz Simas, um dos poucos músicos na época que tinha um sintetizador, é o autor da trilha, de duas notas, que ficou para sempre.

Não se tem noticias de ação semelhante em outros países. O plim plim é nosso!

M.A.Z. /22-04-2013

museudatv

museudatv

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação