Lygia Fagundes Telles na televisão

A escritora Lygia Fagundes Telles, que faleceu neste domingo (3), aos 98 anos, em São Paulo, ícone da literatura brasileira, aplaudida pela crítica e pelo público, também escreveu roteiros para a televisão.

No dia 12 de outubro de 1955 no programa “Teatro de Abílio Pereira de Almeida”, no ar as 21h55, a TV Tupi de São Paulo, ainda canal 3, exibiu a peça “O Suicídio de Leocádia”, escrita por Lygia Fagundes Telles, baseada num conto seu. A produção de Carlos Vergueiro teve no elenco Ana Maria Nabuco (Helena), Rubens de Falco (Gustavo), Marina Freire (Dona Ana), Armando Bógus (Seu Antônio) e Zilá Maria (Leocádia). O espetáculo teve direção de imagens de Cassiano Gabus Mendes e de estúdio de Walter Stuart.

Esse foi o primeiro roteiro de Lygia. Seguiram-se outros trabalhos para a TV Tupi. Em 1959 no programa “O Contador de Histórias” foi encenada a peça “A Ceia”, remontada em 1961 no “Nossas Histórias”. Em 1959, também no programa “O Contador de Histórias ” a emissora exibiu “Venha Ver o Pôr do Sol” remontada em 1962 no “Studium 4”. Ela voltaria a escrever textos originais para a tv em 1975, na TV Cultura, onde teve 4 peças no “Teatro 2”. Escreveu também para Globo 2 textos originais.

E na Globo teve seu romance “Ciranda de Pedra” adaptada para novela duas vezes. Em 1981 e depois em 2008. A produção que ficou na memória foi a primeira, onde Eva Wilma, Lucélia Santos e Norma Blum brilharam.

A autora, em foto da “Veja”

#LygiaFagundesTelles #TVTupi #Teatro2 #CirandaDePedra #MuseuDaTV

Em 03-04-2022