Museu da TV, Rádio & Cinema

A irreverência de Bolinha conquista as tardes de sábado na TV Excelsior



Edson Cury era descendente de imigrantes sírios, e sua voz ligeiramente anasalada e seu estilo sempre de bem com a vida e irreverente, conquistaram o público logo no primeiro momento em que estreou na televisão. O início foi na TV Excelsior, como responsável pelos flashes esportivos do programa “Últimas Notícias” e depois como comentarista das transmissões de telecatch.

Em 1967, Abelardo Chacrinha Barbosa se desentendeu com diretores da TV Excelsior e pediu demissão, deixando vago um horário na noite dos sábados na emissora, onde apresentava a sua Buzina, e que garantia à emissora bons índices de audiência.

A ordem na Excelsior foi escolher rapidamente alguém capaz de comandar um programa de auditório que mantivesse algumas características daquele que Chacrinha apresentava até então. Foi assim que Edson Cury foi o escolhido para assumir o horário nobre dos sábados na emissora paulista.

Foi assim que Edson Cury virou simplesmente Bolinha e surgia o programa de auditório “Hora do Bolinha”,  que começou a ser apresentado aos sábados, no horário das 21h, logo após “Os Reis do Ringue”.

Mas o sucesso veio mesmo quando o programa foi para as tardes de sábado, que se tornou o horário tradicional do apresentador na televisão brasileira.

Da TV Excelsior, Bolinha foi para a TV Record em 1973 e de lá para a TV Bandeirantes, onde ficou por vinte anos comandando o seu “Clube do Bolinha”, sempre nas tardes de sábado.

O esquema do programa foi sempre o mesmo: o animador com roupas coloridas, muitas bailarinas, as famosas “boletes”, calouros concorrendo a bons prêmios e a uma possível gravação do primeiro disco, além de muitos cantores, cantoras e conjuntos musicais apresentando as músicas que estavam nas paradas de sucesso naquele momento.

museudatv

museudatv

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Grupo Observatório
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
 

Siga-nos nas Redes Sociais