Dia Nacional do Rádio

O Dia Nacional do Rádio é comemorado todo dia 25 de setembro, em homenagem ao nascimento de Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil.

A primeira transmissão aqui no Brasil foi realizada no dia 7 de setembro de 1922, na abertura da Exposição do Centenário da Independência, no Rio de Janeiro. Mas a experiência não chamou muita atenção. No ano seguinte Roquette-Pinto liderou a criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira estação brasileira. E aí sim, começou a paixão nacional por esse meio de comunicação. Até o surgimento da tv o rádio reinou em todos os lares.

O Brasil tem hoje mais de 10 mil emissoras de rádio, que se reinventam sempre. A televisão não acabou com o rádio, como se previa. No início o rádio forneceu ideias e talentos para a tv, e hoje ele incorporou a tv. Atualmente as emissoras disponibilizam as imagens de suas produções pela internet, em todas as redes sociais. As rádios estão no satélite, na internet, no celular, no carro, onde for preciso.

Nesta foto histórica que publicamos estão os diretores e alguns sócios da Radio Sociedade do Rio de Janeiro. Sentados: Carlos Guinle, Henrique Morize e Luiz Betim Paes Leme. De pé: Dulcídio Pereira à esquerda, Roquete Pinto é o 3º e os demais são Costa Lima, Francisco Lafayette, Mario Souza, Demócrito Seabre e Nestor Serra. A foto é da Academia Brasileira de Ciências, que na época financiou a montagem da rádio, como um investimento na evolução tecnológica do país.

A pioneira Radio Sociedade do Rio de Janeiro está no ar até hoje. Em 1936 ela foi doada ao governo e transformada na Rádio MEC.

#diadoradio #roquettepinto #radiosociedadedoriodejaneiro #radiomec #museudatv #museudatvradioecinema

M.A.Z./ 25-09-2021

Marcos Zago