Comunicado oficial: o presente dos 70 anos de novelas

Vida Alves, Walter Forster e Lia de Aguiar, atores da 1ª novela do país, “Sua Vida Me Pertence”, pioneira do gênero no Brasil, há 70 anos.

Novela do primeiro beijo na teledramaturgia, entre Vida e Walter. Pioneiros que em 1995 se reuniram para preservar a memória de toda radiodifusão. Profissionais que, aliados a colegas, fundaram a APITE – Associação dos Pioneiros da TV, futura Pró-TV.

Com seus eventos e iniciativas reuniu milhares de pessoas em mais de 2 décadas. O sonho maior? Construir o Museu da TV. Em meio à pandemia, o possível fim tornou-se um recomeço.

A Pró-TV chegou ao fim, mas o sonho saiu do papel. Do virtual foi ao real. Nasce o Museu da TV, Rádio & Cinema, vai para forma física, ampliando o acervo que tinha desde então.

Escolhemos hoje, exatos 70 anos da telenovela, para divulgar em nossas redes o nosso presente a vocês. No primeiro semestre de 2022 será inaugurada a sede do Museu da TV, Rádio & Cinema, em parceria com o Centro Universitário Belas Artes, pioneiro no curso de Teledramaturgia do país, com apoio institucional das principais entidades da nossa área, como ABERT, ABRATEL, IBEPEC, BRAVI, SET, Fórum SBTVD, ABTU, ABCCOM, UBI, APODEC e muitas outras.

Em nosso conselho representantes dos setores, como José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni), nosso Conselheiro de Honra, e na direção Elmo Francfort, coordenador da entidade.

“Vamos enaltecer, democraticamente, a memória de todos que fizeram a história, dando prosseguimento ao projeto da patronesse Vida Alves, preservando o passado e debatendo o futuro das áreas”, ressalta Francfort, que trabalhou com ela por 17 anos e que tem sua carreira pautada pela causa.

É um agradecimento aos que construíram essa história. A nova sede será aberta ao público na Vila Mariana. Na data de hoje, o Museu da TV, Rádio & Cinema também estará presente no ar, tendo apoiado “70 Anos Esta Noite” (Globo) e “As Novelas Que Amamos” (Canal Viva).

Muito mais do que o primeiro beijo e a primeira novela, hoje anunciamos um passo importante para nossa história, a causa continua firme. Em breve novidades!