MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TOQUINHO


Toquinho tem como nome de registro Antônio Pecci Filho. Seus pais são Antônio Pecci e dona Diva. Ele nasceu em São Paulo, no dia 6 de julho de 1946.

Sua mãe o chamava de”meu toquinho de gente”e com isso seu apelido pegou, e o consagrou. Ele passou a ser o famoso e querido Toquinho, violonista, cantor e autor de inumeráveis músicas brasileiras. Desde adolescente começou a se interessar por música e já tendo seu violão, aos 14 anos começou a ter aulas com Paulinho Nogueira. Depois procurou aprimorar-se sempre. E teve aulas com muitos professores.

Pode-se citar entre outros;Edgar Janulo, Oscar Castro Neves, Isaias Sávio. Já compositor, fez aulas de orquestração com o maestro Léo Peracchi. Em 1960 , fez parte de um talentoso grupo de artistas que estava começando a carreira, entre os quais; Elis Regina, Marcos Valle, Chico Buarque. Walter Silva, os adorava e os reunia, para fazerem apresentações. Com isso os lançou e os incentivou. Aos 17 anos, Toquinho fez, em parceria com Chico, a sua primeira música que foi gravada.”Lua Cheia”. Toquinho já havia participado, como músico, de shows como: “Liberdade, Liberdade” e “Esse Mundo ë Meu”. No ano de 68 , Toquinho se emocionou muito, ao ver gravado seu primeiro disco instrumental:”O Violão de Toquinho”.

Apareceu então em alguns programas de televisão e estava dado início realmente profissional desse artista que não mais parou. Em 68 ainda compôs com Paulo Vanzolini:”Boca da Noite”. Em 69 , Toquinho foi à Itália, onde estava morando Chico Buarque e lá ele ficou 6 meses, fazendo inúmeras apresentações. Ao todo fizeram 48 shows. De volta ao Brasil, em 1970, Toquinho conheceu Vinícius de Moraes e este o convidou para um parceria que foi muito bem recebida e que durou 10 anos. Os dois fizeram juntos mais de 1000 apresentações em todo o país. E várias gravações. Fizeram os Circuitos Universitários, fizeram trilhas sonoras para novelas de televisão, e tiveram momentos espetaculares. Um show da dupla, , mais Tom e Miúcha, ficou no Canecão, no Rio de Janeiro, por 7 meses, recorde nunca antes ou depois batido.

Em 71, Toquinho musicou, junto com Gianfrancesco Guarnieri a peça de teatro:”Castro Alves Pede Passagem “. E em 73, “UM Grito Parado no Ar” e “Botequim”. Em 77 lançou dois LPs da Philips:””Toquinho Tocando “e “Toquinho Cantando”. E em 79, “Os 10 Anos de Toquinho e Vinícius”. Além de excursionar por todo o Brasil, Toquinho fez apresentações no exterior, em Bueno Aires, por exemplo, e em várias cidades daquele país. E lançou, com Vinícius:”Um Pouco de Ilusão”, que foi o último trabalho da dupla. Em 81, Toquinho foi novamente para a Itália e depois França, onde se apresentou no Olimpiá, de Paris. Em 82, o músico foi Bogotá, Cali, e novamente Itália, onde Toquinho ganhou um Disco de Ouro.

Em 83, no Brasil, Toquinho fez seu 35º disco. Ainda nesse ano, conduziu, no Teatro Sistina, de Roma, o espetáculo;”Canta Brasil”. Ainda em 83, ele monta um trabalho para crianças:” Casa de Brinquedos ,” e em 84, na mesma linha:”Sonho Dourado”. Em 85 gravou:”A Luz do Solo”. Em 86, lançou:”Coisas do Coração”, e fez muitos shows em cidades do Japão, gravando, junto com Sadao Watanabe: “Vamos Juntos”. Em 87 foi 3 vezes para o Chile. Em 90, Toquinho gravou seu 42º disco. Ele é , sem dúvida, um artista consagrado do Brasil e muito querido também no exterior.

E sua carreira continua com viagens ao Japão, à toda a Europa, aos Estados Unidos e muitas gravações no Brasil. Em 96 ele fez muito sucesso com o show:”Toquinho 30 anos de Música.” Ganhou então vários prêmios. E assim, de show em show, de disco em disco, Toquinho chegou ao ano 2000 e, em 2005, organizou uma excursão com o show: “Toquinho 40 Anos”, e viajou por todas as principais capitais do Brasil. Fez ainda várias viagens pela Europa e pela América Latina. Suas apresentações são sempre calorosas, suas músicas são cantadas por todo o público, mas, ainda o que faz o público levantar, é o som de seu violão, inigualável.

Nos últimos anos, lançou algumas coleções com regravações de seus maiores sucessos, e continua a fazer shows por todo o mundo, com o mesmo brilho e talento de sempre.

Entre suas músicas de sucesso estão ás músicas infantis: “ Aquarela”, “Arca de Noé”, “ O Pato”, “ A Bicicleta”, “ A Bola”, “ O Caderno” e “ A Bailarina”.

Sobre a vida de Toquinho, foi escrito por Wagner Homem e João Carlos Pecci( que é irmão de Toquinho e que sofreu um acidente de carro, quando universitário, ficando paraplégico), o livro: “ Toquinho- Histórias e Canções”, que fez muito sucesso, pois é um lindo relato da vida do músico e traz as letras das canções.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação