MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TOM PAYNE


Thomas Payne nasceu em Lomas de Zamora, na Argentina, em 04 de outubro de 1914.

Aos 16 anos de idade foi morar na Inglaterra e trabalhou como figurante em filmes ingleses e depois foi assistente de produção.

Foi convidado pelo diretor Alberto Cavalcanti  para trabalhar na Companhia Cinematográfica Vera Cruz, localizada em São Bernardo do Campo, São Paulo, de propriedade de Franco Zampari, em 195o.

Aqui conhece e se casa com a atriz Eliane Lage, com quem teve tres filhos. Eliane foi a protagonista do primeiro filme da Vera Cruz, “Caiçara”, e fez o teste para o papel por indicação de Payne, que foi assistente de direção.

Com o sucesso desta primeira fita, Tom Payne foi convidado para dirigir seu primeiro longa na Vera Cruz, “Terra é Sempre Terra” de 1951, baseado no consagrado texto teatral de Abilio Pereira de Almeida. Protagonizado por Marisa Prado, a fita foi um sucesso, abrindo espaço para Tom Payne dirigir outras produções como “Ângela” e a superprodução “Sinhá Moça“, de  1953, adaptação do livro da escritora Maria Dezzone Pacheco Fernandes.

Após o fim da Vera Cruz, em 1956, dirigiu a atriz Odete Lara em “Arara Vermelha“, outra adaptação de um importante livro nacional com o mesmo nome e escrito pelo carioca José Mauro de Vasconcelos, agora com producução da Companhia Cinematográfica Maristela.

Ele abandonou o cinema no início dos anos 1960, indo residir na praiana cidade do Guarujá,  no litoral de São Paulo, onde se tornou antiquário. No Guarujá, em 1965, chegou a organizar um ferstival de filmes brasileiros.

Faleceu em 15 de setembro de 1996, aos 81 anos de idade, na cidade de Alfenas, em Minas Gerais.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação