MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


TIZUKA YAMASAKI


Tizuka Yamasaki é uma cineasta brasileira, que nasceu na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em 12 de maio de 1949. Filha de pais japoneses, Tizuka é a primeira mulher nipônica a atuar com relevo no cinema brasileiro. Nasceu numa fazenda de café no Rio Grande do Sul. Sua família, porém, cedo se mudou para Atibaia, interior de São Paulo, e foi aí que a menina se criou. Mas, aos 15 anos ela se transferiu para a capital São Paulo, para estudar e depois prestou vestibular para arquitetura, na Universidade Federal de Brasília. Para lá se mudou e estava quase em meio ao curso, quando resolveu transferir-se para a Universidade Federal Fluminense, e ingressou na Faculdade de Cinema. Com ela transferiram-se outros colegas, também interessados em cinema, entre os quais Lael Rodrigues, que acabou sendo seu sócio e também tornou-se cineasta.

O professor e diretor já famoso Nelson Pereira dos Santos ligou-se muito aos jovens amantes de cinema e juntos eles desenvolveram planos para o lançamento da revista: “Luz e Ação”, que acabou nem saindo. Tizuka, porém, já decidida, virou continuísta e fotógrafa de cena, do filme: ” O Amuleto de Ogum”, de 1974.

Em 1978, Tizuka abriu a produtora CPC, em sociedade com o cineasta Lael Rodrigues e Carlos Alberto Luiz. A CPC produziu filmes importantes, como: ” Bar Esperança”, ” Rio Babilônia”, ” Idade da Pedra’. Em 1980, Tizuka começou a aprontar o roteiro do filme: ” Gaijin- Caminhos da liberdade”, um longa metragem, em que ela conta um pouco da história de sua própria família de japoneses pobres, quando imigraram para o Brasil e foram para o interior paulista e as dificuldades que passaram, no começo do século. O filme transformou-se num grande sucesso. Conquistou vários prêmios, como o de ” Melhor Filme”, no Festival de Gramado e uma menção especial, no Festival de Cannes.

Em 1983, Tizuka filmou: ” Parahyba, Mulher Macho”.Em 1988, Tzuka filmou: ” Patriamada”. Em 1990, filmou: ” Lua de Cristal”. Fez depois, em 97: ” O Noviço Rebelde”; Em 98: ” Fica Comigo”. Em 99: ” Xuxa Requebra”.Em 2000: ” Xuxa Popstar”. Em 2005: ” Gaijin- Ama-me Como Sou”. Em 2009: “Xuxa e o Mistério de Feirunha”. A seguir:” Amazônia Caruana”. Em 2010: ” Aparecida- O Milagre”.

Tizuka Yamasaki tem também grande atuação em televisão, como diretora e roteirista. Em 1888, dirigiu: “O Pagador de Promessas”, minissérie da TV Globo. Em 89: ” Kananga do Japão”, novela da TV Manchete. Em 92: ” Amazônia”, Em 1994: ” Madona do Cedro” , minissérie da TV Globo e em 2004: “Metamorphoses”, da Rede Record.

Ela dirigiu a ópera: ” Madame Butterfly, o vídeoclip: ” Jimmy Clift”, além de inúmeros comerciais. Também é convidada para muitas palestras em universidades e centros de cultura..

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação