Tatiana Belinky nasceu em Petrogrado (hoje São Petesburgo), na Rússia, em 18 de março de 1919.
Ela chegou ao Brasil em 1929, aos 10 anos de idade, com pai, mãe e dois irmãos menores. Aqui estudou no Mackenzie e depois na Faculdade de Filosofia, se casando em 1940, com o médico-psiquiatra e educador Júlio Gouveia. Teve dois filhos e em 1948 começou a fazer teatro infantil e juvenil com o marido, ele como diretor e ela como roteirista, para os teatros da Prefeitura de São Paulo.
Com o advento da Televisão, eles foram convidados a apresentar o espetáculo “Os Três Ursos” nos estúdios da pioneiríssima TV Tupi de São Paulo, em 1952. Imediatamente, a emissora os convidou para fazer um programa semanal dirigido às crianças, porque na TV ainda não existia nada para esta faixa de público. Eles começaram com o programa “Fábulas Animadas”, e logo depois eles estrearam com “O Sitio do Pica-Pau Amarelo”, baseado na obra de Monteiro Lobato – programa semanal, em horário nobre.
Tatiana Belinky também escreveu várias minisséries, duas vezes por semana, também de obras literárias brasileiras e estrangeiras, além de escrever um grande teatro, de uma hora e meia de duração, aos domingos, primeiro de manhã, quando se chamava “Era Uma Vez”, e depois à tarde, quando passou a se chamar “Teatro da Juventude”, dirigido a um público mais amplo.
Esses quatro programas semanais duraram, sem interrupções, cerca de 13 anos, com altos índices de audiência e muitos prêmios. Foi na verdade um caso único, “pioneiro”, de uma ampla programação infanto-juvenil cultural, formativa, numa emissora de TV comercial.
Tatiana falava vários idiomas, russo, alemão, idiiche, inglês e francês, e aprendeu a ler com quatro anos de idade. Era uma mulher expressiva e criativa e que escreveu quase 100 livros, sempre destinados a jovens e, principalmente, a crianças.
Devoradora de livros desde a infância, apaixonou-se por Monteiro Lobato quando o leu e quando o conheceu pessoalmente. Esteve em várias emissoras de televisão de São Paulo, como TV Bandeirantes, Cultura, Paulista (que mais tarde se tornou Globo).
Seu último trabalho na TV foi em 1991/1992, na TV Cultura, como roteirista do programa “Mundo da Lua”. No dia 15 de abril de 2010, Tatiana passou a fazer parte da Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira 25.
Tatiana Belinky faleceu em 15 de junho de 2013, aos 94 anos de idade, na cidade de São Paulo.