Tarsila de Aguiar do Amaral nasceu em Capivari, São Paulo, em 1º de setembro de 1894.
Ela foi pintora, desenhista e tradutora. Estudou no Brasil e na Espanha e ao chegar de volta ao Brasil se casou com o médico André Teixeira Pinto, com quem teve uma filha, Dulce, e se separou dois anos depois.
Participa da Semana de Arte Moderna de 1922 e forma com Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Anita Malfatti e Menotti Del Picchia, o Grupo dos Cinco. Ela se casou com o escritor Oswald de Andrade em 1926 de quem se separou em 1929.
Pintou seus clássicos quadros “Abapuru” e “Antropofagia” em 1928 e 1929, respectivamente.
Administrou a Pinacoteca do Estado de São Paulo e se casou novamente em 1932 com o psiquiatra paraibano Osório César. Expôs em grande Bienais no Brasil e no mundo e foi o tema da Bienal de São Paulo de 1963.
Tarsila do Amaral faleceu em São Paulo, em 17 de janeiro de 1973, aos 78 anos de idade e foi sepultada no Cemitério da Consolação.
Ela foi retratada como personagem no cinema, no teatro e na televisão. No Cinema foi interpretada por Esther Góes no filme “Eternamente Pagu” em 1987. No Teatro, a mesma Esther Góes viveu a personagem título do espetáculo “Tarsila” em 2003; e na Televisão, coube a Eliane Giardini viver a pintora na minissérie “Um Só Coração” de Maria Adelaide Amaral e levada ao ar na TV Globo em 2004.