MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RUY POLANAH


Ruy Polanah nasceu em Moçambique, em 03 de fevereiro de 1922.

Foi ator e produtor e seu tipo físico o levou um interpretar muitos papéis de índio velho no Cinema. Estreou como ator em “Ganga Zumba”, de Cacá Diegues, em 1963. Daí em diante, Polanah trabalhou com grandes diretores, dentre os quais o alemão Werner Herzog nos filmes: “Aguirre, a Ira dos Deuses” e “Fitzcarraldo”, e com John Boorman, em  “Floresta das Esmeraldas “. Coincidentemente esses três filmes foram rodados na mata amazônica, em diferentes épocas.

Mas, foi na produção brasileira “Os Deuses e os Mortos”, um clássico de Ruy Guerra de 1970, que Ruy Polanah deixou sua marca, ao interpretar um dos personagens principais do filme. 

Viveu em Botafogo, no Rio de Janeiro, e era muito amigo do diretor Ruy Guerra e da atriz Leila Diniz, sendo o padrinho da filha deles, Janaina. 

Participou de 32 filmes, entre eles marcos do cinema novo como “Ganga Zumba-Rei dos Palmares” (1963) e “Os Fuzis” (1964).  Ruy Polanah participou da produção “Ele, o Boto”, do cineasta Walter Lima Jr. 

Em 60 anos de carreira, além de atuar, Ruy Polanah fez supervisão de produção de filmes como “São Bernardo” (1964) e “Os Deuses e os Mortos” (1970). Seu último trabalho no cinema foi em  “Tainá 2 – A Aventura Continua”, em 2004.

Em 2006 e 2007, participou da novela “Bicho do Mato“, da Rede Record. 

Ruy Polanah morreu em 03 de setembro de 2008, aos 86 anos de idade e seu corpo foi cremado no Cemitério do Caju.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação