MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RUY MATTOS


Ruy de Castro Mattos nasceu em 16 de julho de 1936, no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Ele é filho do contabilista Aníbal Nadir de Mattos e da dona de casa Ainda de Castro Mattos.

Começou a trabalhar em rádio muito cedo, como contínuo da Rádio Nacional,em 1950. E ali ficou até 1960.

Foi então convidado por Walter Clark, em 1966, para trabalhar na TV Globo. Foi ser operador de vídeo dos programas: “ Uni Duni Te”, também do “ Capitão Furacão”, do “ Clube do Titio” e do “ Mundo Mágico do Alakazan”. Passou depois a assistente de estúdio e a assistente de produção. Trabalhou nos programas:” Casamento na TV” e “ Balança Mas Não Cai”.

Em 1968, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, dividiu a produção da emissora, nomeando responsáveis por áreas. Augusto César Vanucci ficou responsável pela linha de shows; Daniel Filho pela dramaturgia. E Ruy Mattos ficou assistente de Augusto César Vanucci.

Mas logo foi ser produtor de programas como: “ Dercy Espetacular”; “ Oh Que Delícia de Show;” Faça Humor, Não Faça Guerra”; “ Alô Brasil, Aquele Abraço”, ao lado do diretor Mário Luz Vaz. Na década de 70, foi coordenador e produtor do: “Programa Haroldo Barbosa”. Foi Ruy Mattos o encarregado de alugar o “ Teatro Fênix”, onde foram feitos os programas de Chico Anysio, que fez com Ruy Mattos sólida parceria. Ali foram feitos o: “ Lingüinha X Mr Yes”; “ Chico City”; “ Chico Total”; “ Chico Anysio Show”. Ruy era o coordenador e produtor de todos eles.

Ruy Mattos ainda foi o produtor dos programas de “ Roberto Carlos”-Especial de Fim de Ano, de 1974 a 1978. Produziu também o “ Brasil Especial”. Coordenou e produziu “ Os Trapalhões”, que entrava na programação. Foi diretor de produção do “ Sítio do Picapau Amarelo”. Em 1980, participou da criação do programa: “Caso Verdade”, que teve 80 episódios. Trabalhou no “ Cassino do Chacrinha”, como diretor de produção.

Começou então a produzir também novelas, em 1986. Fez: “ Roda de Fogo”. Passou a ser diretor-executivo de todas as novelas. Coordenou: “ Gente Fina”, Barriga de Aluguel”, “ Explode Coração”, que foi a 1ª novela gravada no Projac-Central Globo de Produção. Trabalhou em “ O Rei do Gado”, “Terra Nostra”, “ Suave Veneno”, “ Força de Um Desejo”,” Laços de Família”.

Em 2001, Ruy Mattos deixou a produção de novelas e voltou à linha de shows e programas humorísticos. Produziu: “ Escolinha do Professor Raimundo”, “ A Turma do Didi”, “ Zorra Total”, “ Gente Inocente”.

Mas voltou a produção de importantes minisséries, como: “ Os Maias” e “Presença de Anita”.

 

por Vida Alves

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação